fbpx

7 melhores faculdades de direito do Brasil

Entrar para a faculdade de Direito é o sonho de muitas pessoas que estão se preparando para o vestibular, tanto que esse curso está entre os mais concorridos na maioria das universidades. Você vai conhecer, a partir de agora, as melhores faculdades de direito do Brasil! Descubra se a sua cidade está nesse ranking.

Melhores faculdades de direito

O Curso de Direito é um do mais concorridos nos Vestibulares
O Curso de Direito é um do mais concorridos nos Vestibulares

1. A Universidade de São Paulo (USP) está em primeiro lugar entre as faculdades de Direito do Brasil, ou seja, o curso de lá é considerado o melhor e o que mais aprova no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A USP é a maior universidade pública do país com 12 campus, sendo que o de Direito fica em Ribeirão Preto.

2. A Fundação Universidade Federal de Viçosa fica em Minas Gerais e também está na lista das melhores faculdades de Direito do Brasil. Foi fundada no início do século XX, mas era voltada apenas para a área de agricultura e veterinária, ganhando outros cursos ao longo do tempo. A aprovação na OAB fica em torno de 80%.

3. Outra instituição pública que também está no ranking das faculdades de direito é a Universidade Federal de Pernambuco, com, cerca de, 75% de aprovação no exame da OAB. Na UFPE, são oferecidos quase 100 cursos de graduação e cerca de 200 de pós-graduação. O curso de Direito pertence ao Centro de Ciências Jurídicas.

4. Mais uma universidade mineira entrou para a lista das melhores faculdades de Direito: a Universidade Federal de Minas Gerais, uma das que mais recebem recursos do governo federal, devido ao fato de ter muitos programas de extensão e de pesquisa. A aprovação dos alunos na OAB também fica na casa dos 75%

5. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mais conhecida como Unesp, aprova 74% dos seus alunos de Direito no exame da OAB e, por isso, é uma das melhores faculdades de Direito do Brasil. Além do seu ensino de alta qualidade, essa instituição também se caracteriza por prestar serviços à comunidade, envolvendo os alunos e despertando sua responsabilidade social.

6. O primeiro centro de ensino do sul a entrar para o nosso ranking de faculdades de direito é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerada a primeira instituição do Brasil a ter nascido já com o propósito de ser uma Universidade, em 1912. A aprovação dos alunos de Direito na OAB corresponde a, cerca de, 73%.

7. Para encerrar a lista das melhores faculdades de Direito do Brasil, temos mais uma do sul, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com uma aprovação na OAB bem semelhante à da UFPR. A UFSC fica em Florianópolis e já foi considerada como quinta maior instituição de ensino superior da América Latina.

É importante ressaltar que a aprovação no exame da OAB é obrigatória para que os formados em Direito exerçam a profissão de advogados, por isso que o índice de aprovação na prova é um dos critérios usados para eleger as melhores faculdades de Direito, junto com outros critérios.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...