O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) recebeu algumas mudanças para o ano de 2017. Houve redução para de 34,7% no valor máximo das mensalidades financiadas. O limite passa a ser de até R$ 5 mil por mensalidade. Para o segundo semestre deste ano, as inscrições ainda não foram liberadas. Mas, é preciso alguns cuidados para realizar a solicitação.
Pode se inscrever o candidato que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha obtido média mínima nas provas de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Como solicitar o FIES 2017
A inscrição no FIES deve ser efetuada exclusivamente pela internet, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível no link www.fiesselecao.mec.gov.br. Para realizar a solicitação é preciso seguir o seguinte passo a passo:
1 – Inscrição
Para solicitar, o primeiro passo é entrar no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em Inscrição. Será necessário informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, um endereço válido de e-mail e será preciso cadastrar uma senha que será utilizada sempre para acessar o sistema.
Para validar o cadastro, uma mensagem será encaminhada para o e-mail cadastrado. Após essa mensagem, será necessário informar mais dados pessoais, o curso e instituição de interesse.
2- Ativação
Caso pré-selecionado, o aluno deverá acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br e efetivar a inscrição. Será necessa´rio informar os dados de financiamento a ser contratado.
3 – Validação
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
4 – Contratação
Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, os seus fiadores deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.
Documentação para o FIES
A documentação deve ser apresentada pelo estudante à instituição bancária, é a seguinte:
Documentos do aluno:
- Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
- Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
- Documento de identificação;
- CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
- Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de residência.
Documentos do fiador:
- Documento de identificação;
- -CPF;
- Certidão de casamento;
- CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.
Faculdades de participam do FIES
Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais