fbpx

Medicina ortomolecular- O que é, faculdades e mercado de trabalho

A Medicina Ortomolecular é cercada de polêmicas pelo fato de não existir estudos suficientes para comprar as técnicas utilizadas pelos médicos defensores desta técnica. No entanto, existem cursos e clínicas especializadas operando no Brasil e no mundo. Uma coisa é certa: a alimentação deve ser readequada e a reposição de nutrientes não é maléfica para o organismo se feita com consciência e responsabilidade.

O que é Medicina Ortomolecular

Medicina ortomolecular

A Medicina Ortomolecular é um ramo da Medicina que desenvolve o tratamento e a prevenção de doenças, baseando-se apenas nos nutrientes que o corpo não absorve na alimentação. A premissa é simples: repor todos os nutrientes que o corpo não absorve por meio de complexos vitamínicos e outros “medicamentos”.

Segundo especialistas e profissionais da área há uma grande quantidade de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e outros nutrientes que o corpo não absorve na alimentação diária, que faz com que os radicais livres se proliferem no organismo e causam doenças graves, inclusive o câncer. Por isso, os defensores da técnica afirmam que, se a pessoa seguir as recomendações de um médico ortomolecular, ela terá grandes chances de não desenvolver tais doenças e até mesmo curar-se caso já tenha adquirido a doença.

Cursos de Medicina Ortomolecular

A Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular ministra um curso de dois anos sobre o assunto. No entanto, para poder participar do curso, o interessado deve possuir CRM, ou seja, já deve ser formado em Medicina. Este curso é como um curso de pós-graduação, ou seja, é uma complementação ao aprendizado que o curso superior em Medicina ofereceu para o aluno.
Outras instituições menos conhecidas oferecem o curso de Medicina Ortomolecular em todo o Brasil. No entanto, por ser um ramo ainda obscuro, principalmente para a lei brasileira, poucas são as escolas e faculdades especializadas no assunto, já que não há uma regulamentação bem definida. Sendo assim, a melhor opção para quem quer seguir neste ramo é o curso da ABMO.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para quem possui especialização em Medicina Ortomolecular é amplo, mas não espere trabalhar em um grande hospital como médico ortomolecular. Como já foi dito, ainda não há uma regulamentação específica completa sobre o tema e, por isso, poucos hospitais e instituições de saúde conhecidas possuem médicos com esta especialização em seu quadro de funcionários.

O provável destino de médicos ortomoleculares são as clínicas particulares. Tais médicos são muito confundidos com nutricionistas, sendo que alguns médicos ortomoleculares também realizam trabalhos como nutricionistas ao criarem dietas e fornecerem um plano de alimentação para seus pacientes, inclusive suplementação alimentar para atletas.

É possível afirmar que a área mais promissora para um médico ortomolecular é a sua própria clinica. As pessoas são curiosas para o que é novo e, num mundo onde os obesos logo corresponderão a mais de 70% da população, ser um médico especialista em Medicina Ortomolecular fará de você uma pessoa muito procurada, já que a readequação alimentar a reposição de alguns nutrientes pode fazer com que a pessoa emagreça com saúde. E isso é um dos maiores desejos das pessoas atualmente.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...