fbpx

Biomedicina- O que é, faculdades e mercado de trabalho

Conheça agora o curso de biomedicina, relativamente recente, mas já muito concorrido e com um mercado de trabalho abrangente.

O que é biomedicina?

Biomedicina
Biomedicina é um dos cursos que mais tem crescido nos últimos anos

 

Imagine trabalhar em prol da qualidade de vida de todas as pessoas, fazendo pesquisas para descobrir doenças que afetam os seres humanos e estudando possibilidades de tratamento e cura. Isso é só uma parte de tudo que o curso de biomedicina proporciona para os estudantes! Trata-se de uma área das ciências biológicas voltada para pesquisas que descubram doenças, suas causas, que identifiquem quais são os melhores exames e tratamentos.

Quem opta por essa carreira deve ter o objetivo de aumentar a qualidade e a expectativa da população, ter curiosidade e ser bastante detalhista. Além de pesquisar, quem se forma em biomedicina também adquire a habilidade de interpretar exames e fazer análises clínicas e bromatológicas, para detectar as doenças e formas de cura.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional de biomedicina normalmente integra equipes junto com enfermeiros, biólogos e químicos. Pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas; hospitais; centros de diagnóstico por imagem; órgãos de vigilância sanitária; atuar na área de farmacologia, patologia, citologia, biologia molecular, embriologia e outras.

Uma das áreas de atuação mais promissoras para os biomédicos são os bancos de sangue, além da citopatologia e
reprodução humana. No Brasil, a expectativa de vida está cada vez maior e isso é muito positivo, gerando mais empregos para quem trabalha na área da saúde.

Também é possível fazer carreira no ramo de pesquisa e docência, pois sesses segmentos também há espaço para os biomédicos. A média salarial desses profissionais fica em torno de R$ 2.500,00, mas é claro que os mais experientes podem conseguir faturar mais.

Faculdades de biomedicina

O curso está disponível em instituições públicas e privadas por todo o país. De acordo com o Enade, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Paulista estão entre as melhores.

A grade curricular de biomedicina inclui matérias como química, biologia, administração de laboratório, fisiologia e outras. Os alunos também têm muitas aulas práticas em laboratório, o que é imprescindível para uma formação integral.

Além disso, é necessário dominar o inglês para ter acesso às melhores pesquisas da área e até compreender termos laboratoriais.

Muitas instituições exigem o estágio obrigatório para que o aluno possa se formar, isso é importante, uma ótima chance de entrar no mercado trabalho e crescer, alcançando cargos maiores. Depois do curso concluídos e com o diploma em mãos, o profissional também recebe o registro do Conselho Regional de Biomedicina.

A duração média é de quatro anos e o curso também pode aparecer com outros nomes, como por exemplo, Ciências Biomédicas, Biotecnologia em Saúde ou Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia.

Nos dois últimos semestres de curso, o aluno precisa redigir a sua monografia, dentro de um assunto específico. É uma possibilidade de se aprofundar em uma área de interesse e, quem sabe, atuar dentro dela quando for para o mercado de trabalho exercer a profissão escolhida.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...