Os estudantes lidam com várias emoções na preparação para o vestibular, uma delas é a pressão dos pais. Tudo começa na escolha do curso de graduação, provas do Enem, e matérias que não tem fim para estudar. Além de tudo isso, e acrescentando a cobrança interior, os medos, ansiedades e incertezas, os estudantes ainda tem que lidar com a pressão dos pais. Muitas vezes, devido à expectativa de que o filho vá para a graduação, a família pode exagerar na cobrança, atrapalhando o desempenho do candidato. Há casos de aluno, que devido a essa pressão dos pais, não consegue fazer a prova e até desmaia de nervosismo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa vencer esse período sem deixa-lo interferir no seu resultado final.
1- Siga seus desejos e sonhos
O primeiro passo de ansiedade e nervosismo passado pelos pais vem na hora da escolha do curso de graduação. Muitos já escolhem o curso para os filhos quando eles ainda são crianças. É importante que o aluno siga o que ele quer como carreira. Ele deve fazer suas escolhas e não as escolhas de seus pais. Pois, a faculdade é apenas o início de um novo ciclo.
2- Equilibra a situação
Como dissemos anteriormente a sua vontade deve prevalecer, mas busque um equilíbrio entre o que os seus pais pensam. Ouça os conselhos deles e analisa o que realmente é importante para o seu futuro. De qualquer forma exponha suas vontades e sonhos, mostre a eles os motivos pelos quais você está pegando pesado e porque tal curso é o seu maior desejo.
3- Planejamento
Tenha em mente, e anotado, uma perspectiva de futuro tanto para você quanto para apresentar aos seus pais. Um bom planejamento pode afastar a pressão deles sobre o seu futuro. Mostre o seu plano de estudo, como está se preparando para o vestibular. E, caso tudo dê errado, tenha planejado o que irá fazer caso não passe no primeiro processo seletivo.
4- Não caia no emocional
Muitos pais ameaçam, fazem chantagem em relação ao vestibular. O importante é que você não deixe isso te influenciar e nem o nervosismo tomar conta da sua mente. Mostre a eles o quanto é importante cada passo dado e que o primeiro vestibular não é o fim do mundo. Que para realizar o seu sonho, se preciso for, você se dedicará o tempo necessário para isso. Além disso, exponha o quanto você precisa da ajuda e companheirismo deles para se sair bem e deixar a ansiedade de lado, e que a vida não é apenas o vestibular.