fbpx

4 dicas valiosas para quem sonha em fazer intercambio

Intercambio

A busca pelo intercambio tem aumentado nos últimos anos.
A busca pelo intercambio tem aumentado nos últimos anos.

Conhecer novos lugares, pessoas, culturas, estudar e estagiar. Quem nunca sonhou com um destes conhecimentos? O intercambio vai além do simples fato de viajar para um lugar diferente. Essa alternativa adotada por estudantes permite também o estudo de uma nova língua, tradições, costumes e hábitos dos lugares visitados. Geralmente, o intercâmbio é organizado pela Universidade ou agências especializadas, e é oferecido de acordo com a idade, disponibilidade e necessidades do candidato. Conheça alguns pontos importantes, pós e contras alguns aspectos referentes ao intercambio:

1- Antes de viajar

faça uma lista de todas as coisas que você precisa providenciar. Assim fica mais fácil na hora de organizar as coisas para a bagagem e a documentação necessária. Pesquisar sobre o país para o qual você está indo é fundamental. Procure saber sobre o clima, cultura, custo de vida e costumes do lugar, para isso converse com pessoas que já foram ao local. É normal antes de viajar se sentir perdido, para melhorar essa situação converse com pessoas que também fizeram intercâmbio. Essa troca de dicas e experiência te acalmará, deixará mais preparado emocionalmente e facilitará o planejamento.

2- Hospedagem

Conheça os tipos mais procurados de hospedagem para intercâmbio. Alojamento Universitário: esse tipo de hospedagem é o mais barato e comum, possui acomodações simples, e é oferecido por instituições de ensino para que os estrangeiros possam se socializar. Hotel: considerada como a opção mais cara para intercâmbio, mais indicada para adultos, executivos ou casais. Hostel: é caracterizado pela maior possibilidade de interação entre turistas. Também possui preços agradáveis, descontração e informalidade. Homestay: é a acomodação mais popular do intercâmbio, pois permite maior interação entre os turistas e os nativos.

3- Tipos de Intercâmbio

Há vários tipos de intercâmbio para todos os gostos e necessidades, confira os mais populares. Ciência sem fronteiras: é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Esse tipo de intercâmbio trabalha com as melhores Universidades do mundo, ideal para aqueles que querem estudar. Curso de idioma: agências de intercâmbio disponibilizam várias opções de cursos para que estrangeiros aprendam o idioma no exterior. Au Pair: este tipo de intercâmbio é direcionado para meninas e intercala estudos, trabalho e muita diversão. High School: ideal para estudantes que desejam fazer o ensino médio em outro país para adquirir experiência e aperfeiçoar outro idioma.

4- Dicas de ajuda

É comum após decidir que deseja fazer intercâmbio surgir várias dúvidas e questionamentos. Para isso existem profissionais treinados. Nas agências especializadas, por exemplo, você encontra orientações direcionadas a estudos, trabalho ou fazer outras coisas no exterior. As agências oferecem pacotes completos e orientam deste a escolha do destino até a chegada em outro país. Além das agências existem eventos que saciam essas dúvidas, como a Feira do Estudante, ótima alternativa para pais e filhos ficarem tranquilos sobre a nova experiência.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...