fbpx

Fies- Tudo sobre o beneficio do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) trata-se de um programa do Ministério da Educação proposto a financiar o ensino superior de estudantes matriculados em Universidades particulares. Foi criado no ano de 1999 e teve mudanças no decorrer do tempo, que ajudaram na contratação do financiamento.Fies

Como funciona o Fies

Os alunos matriculados em cursos em Universidades privadas, que possuem avaliação positiva pelo MEC e que participa do Programa, podem solicitar o financiamento do Fies. Porém, a solicitação é para um único curso. Alunos que tem a matricula trancada para todas as disciplinas não serão considerados regulares para a inscrição do Fies.

Desde 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio desde 2010 e desejam solicitar o Financiamento devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2010 ou anos posteriores. Professores da rede pública de ensino e estudantes que terminaram o ensino médio antes de 2010, ficam isentos da exigência do Enem.

Como se inscrever no Fies

O estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, segundo suas necessidades. Quanto às inscrições, as mesmas são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Após acessar o site, informe os dados solicitados. Na primeira vez serão solicitados o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e cadastramento de uma senha para acessar o sistema.

O aluno receberá no e-mail informado uma mensagem confirmando a validação do cadastro. Após esse passo, o mesmo deve acessar o site e informar dados pessoais, do curso de graduação e Universidade, e informações sobre o financiamento solicitado. Após a conclusão da inscrição, o estudante terá dez dias para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Universidade.

Após a validação da inscrição pela CPSA, o estudante tem mais dez dias para comparecer a um agente financeiro do Fies para formalizar a contratação. É preciso agora escolher qual será a instituição bancária, lembrando que os atuais Agentes Financeiros do Programa é a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Se o aluno não comparecer ao CPSA ou ao Agente Financeiro até o prazo estabelecido, a inscrição será cancelada. Mas, ele poderá fazer nova inscrição a qualquer momento.

Sobre os percentuais

Para calcular o percentual é necessário dividir por 6 o valor da semestralidade com desconto, assim terá o valor da mensalidade com desconto. Após, basta dividir o valor da mensalidade pela renda informada e multiplicar o resultado por 100, assim será obtido o percentual comprometido.

O percentual mínimo no momento da inscrição é de 50% do valor cobrado por parte da Universidade. Quanto ao valor máximo, pode ser de 100 % quando o valor da instituição comprometer mais de 60% da renda familiar, ou quando o aluno tiver bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni). O percentual pode ser ainda de 75% quando o percentual da renda familiar for acima de 40% e inferior 60% do valor cobrado pela Instituição de ensino. E ainda de 50% quando a renda familiar for superior a 20% e inferior a 40% do valor cobrado pela Universidade. Se o estudante já pagou alguma mensalidade poderá ser ressarcido se contratar o financiamento, isso se o mesmo decorrer no mesmo semestre.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...