fbpx

7 dicas para quem ainda não foi aprovado no vestibular (Revolucionário)!

vestibularVocê ainda não foi aprovado no vestibular?

Por que você ainda não foi aprovado?

Essas são duas perguntas simples, se você está lendo este artigo certamente ainda não foi aprovado, mas a resposta para a segunda pergunta é a mais importante, e vou repetir a pergunta.

Por que você ainda não foi aprovado?

Pensou?!

Estudou pouco? não se preparou o suficiente? O curso é muito concorrido? A prova estava muito difícil? Nervosismo? Esses são alguns motivos que podem justificar a não aprovação, mas tenha em mente que você pode mudar todas essas respostas na próxima prova que fizer, conheça essas dicas que irão mudar o resultado do próximo vestibular que fizer.

1- Não desista

Parece óbvio, mas acredite milhares de estudantes desistem de prestar vestibular depois de serem reprovados a primeira vez, os que não desistem mudam de curso, se você quer mudar o resultado da próxima prova que fizer não desista do seu objetivo, tome folego e vamos de novo, em épocas de vestibular surgem muitas historias de pessoas que mudaram o rumo de sua vida com os estudos, como um médico que era catador de lixo, uma senhora de 80 anos que se formou pela primeira vez entre outras, superação é o caminho.

2- Escolha do curso

Escolher o curso é mais importante e mais difícil que fazer a prova do vestibular, tenha em mente que o que você escolher  não é somente pelos 4 ou 6 anos de faculdade, é para a vida inteira, você vai levantar todos os dias pro resto da sua vida fazendo aquilo que escolheu, vai continuar estudando, se especializando e trabalhando na área.

Muitos vestibulandos escolhem o curso pensando no número de candidatos por vaga, curso mais fácil, se forma mais rápido, salario mais alto, isso está errado, pode até te motivar por alguns meses, mas você acha mesmo que terá sucesso fazendo algo que não gosta? Escolha bem o seu curso, você sabendo o que quer será uma motivação a mais para estudar e passar no vestibular.

Se você tem dúvidas sobre que carreira seguir faça um teste vocacional. Recomendo o Teste Vocacional da Revista Veja.

3- Roteiro de estudos

Crie um roteiro de estudos, divida seu tempo, matérias, isso vai te ajudar a manter o foco, já dizia um sábio, quem não sabe pra onde vai não vai a lugar nenhum, se você não sabe o que estudar não vai estudar direito, defina quanto tempo vai usar para cada matéria, quantas horas por dia vai estudar, matérias que são mais fáceis e mais difíceis. Veja esse exemplo:

4- Redação, redação e mais redação

Estude e pratique muito a redação, ela é um dos principais critérios em quase todos os vestibulares do Brasil e no Enem, muita gente acaba reprovado por falta de nota na redação, escrever é muito difícil por isso você deve praticar muito, outro conselho é a leitura, leia tudo o que puder, eu prefiro livros porque usa uma linguagem mais culta, mas leia revistas, jornais, procure escrever redações semanalmente, isso certamente te dará uma vantagem no próximo vestibular que fizer.

Para você escrever bem precisa dominar o português, eu vou indicar um curso que a maioria dos aprovados aqui do site já fizeram, o Curso português na pratica, esse curso vai te ajudar a dominar a língua portuguesa e redação, assista o vídeo.

Assistir vídeo 

5- Cursinho pré-vestibular

Se você tem condições financeiras não hesite, faça um cursinho pré vestibular, com certeza suas chances de aprovação serão muito maiores. Se você não tem como pagar por um cursinho veja esse artigo que escrevi com os melhores cursinhos grátis do Brasil e veja se algum deles é na sua região.

6- Grupos de Estudos nas redes sociais

É impressionante como as redes sociais influenciam nosso dia a dia, achei muito interessante alguns grupos de estudo do Face, a galera realmente estuda, trocam informações, dicas, compartilham materiais, se você passa tempo na internet não deixe de participar dos grupos de estudos do Face, nesses grupos você ainda terá oportunidade de participar de grupos no WathsApp, use a tecnologia a seu favor, em vez de ficar somente vendo vídeos do Porta dos Fundos no Youtube procure por vídeos aulas, existem centenas delas e são gratuitas.

7- Vestibulando Ansioso

Domine a ansiedade e o nervosismo, são inúmeros os vestibulandos que na hora da prova tem um “branco”, relaxe, sempre tem o ano que vem, mas o melhor é não deixar pro ano que vem, você precisa dominar suas emoções, uma ótima dica é fazer outras atividades além de estudar, vai pra academia, pratique algum esporte, saia com os amigos, converse sobre outras coisas que não seja vestibular.

Quando estiver estudando, estude, mas quando estiver no momento de lazer esqueça os estudos e divirta-se, o importante é você achar algo que te ajude a relaxar, cada uma reage de uma forma diferente a essa ansiedade.

Para finalizar gostaria de deixa essa frase do Thomas Edison.

Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...