fbpx

Cederj Vestibular – Inscrições, Provas, Gabaritos

Você está em busca de informações sobre o Cederj Vestibular? Muito bem! Seja você um estudante ou um formando do Ensino Médio, ou um jovem adulto procurando uma nova profissão, é importante se preparar para os estudos no Ensino Superior.

Neste artigo eu vou te explicar sobre a Cederj, o seu sistema acadêmico e como ingressar na faculdade através do Vestibular Cederj.

Vestibular CEDERJ

Panorama histórico do Consórcio Cederj

Sobre a Cederj

Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO

O consórcio conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.

Metodologia do grupo educacional

Ao implementar a metodologia de educação a distância, o Consórcio Cederj permite o acesso ao ensino daqueles que moram longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários de aula.

Os cursos de graduação a distância permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Ele conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de tutoria presencial, nos próprios polos, e a distância, por telefone ou pela internet.

Não há aulas presenciais diárias, mas algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença no polo para a execução das aulas práticas de laboratório, trabalho de campo, trabalhos em grupo, além dos estágios curriculares obrigatórios.

Polos da Cederj no Rio de Janeiro e cursos disponíveis

A Cederj conta com mais de 30 polos espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro. No site do consórcio é possível ver a lista completa de todos os polos.

Os cursos ofertados de Ensino Superior a distância pelo Cederj são:

  • Administração.
  • Administração Pública.
  • Engenharia de Produção.
  • Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Licenciatura em Física.
  • Licenciatura em História.
  • Licenciatura em Letras.
  • Licenciatura em Matemática.
  • Licenciatura em Pedagogia.
  • Licenciatura em Química.
  • Licenciatura em Turismo.
  • Tecnologia em Sistemas de Computação.
  • Tecnologia em Turismo.
  • Licenciatura em Geografia.

Você pode conferir na página do grupo institucional a distribuição dos cursos pelos polos.

Editais, inscrições e outros dados sobre o Cederj Vestibular

O Consórcio Cederj informa em uma página dedicada em seu site todas as informações sobre o Cederj Vestibular.

Formas de ingresso

Você pode ingressar em algum dos cursos oferecidos pelo Cederj através do tradicional Vestibular Cederj (que ocorre duas vezes por ano) ou usando a nota obtida no último ENEM que você tenha prestado.

Sobre o ingresso via ENEM, você deve prestar atenção em duas observações:

  • Nem todos os cursos do consórcio aceitam matrículas através do ENEM, então informe-se com a instituição responsável antes de se inscrever;
  • Se a sua nota no ENEM não for o suficiente para garantir uma vaga no curso, automaticamente você poderá fazer o vestibular tradicional.

Isenção e cotas

O Consórcio Cederj oferece aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros a possibilidade de obterem isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Cederj.

Para isso, em data anunciada previamente, antes do anúncio da inscrição do Vestibular, é aberta a inscrição para a solicitação de isenção do pagamento.

Em cumprimento a Lei Estadual nº 5.346/2008, os candidatos com renda per capita menor ou igual a R$ 1.017,00 podem concorrer a vagas de cotas reservadas para:

  • Negros;
  • Indígenas;
  • Alunos da rede pública de ensino;
  • Pessoas portadoras de deficiência, nos termos da legislação em vigor;
  • Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Para mais informações sobre a isenção e cotas, veja a página especial sobre o assunto no site Oficial.

Edital, manual e cronograma do vestibular

No site do Consórcio Cederj você também pode acompanhar o cronograma do Vestibular, bem como o manual do candidato e os editais de inscrição para o processo seletivo.

Conheça o Programa Pré-Vestibular Social do Cederj

Antes de encarar o vestibular, muitos jovens se preparam com os famosos cursinhos, os cursos pré-vestibulares que ensinam de forma intensiva um resumão do Ensino Médio.

Se você é uma pessoa de baixa renda e não pode arcar com os custos de um cursinho, eu tenho uma boa notícia para você: o Cederj oferece o Programa Pré-Vestibular Social (PVS).

O PVS é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social e do Consórcio Cederj.

Interessados que já concluíram ou estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares, podem se inscrever no PVS. O PVS é gratuito, inclusive o seu material didático.

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, com aulas de março a dezembro, as inscrições são abertas entre dezembro e fevereiro e para o Intensivo, com aulas de junho a dezembro, as inscrições são abertas em maio.

Visitando o site oficial do PVS, você pode saber os períodos de inscrição, se candidatar e ver onde e quando as aulas são oferecidas. Dê uma conferida lá se estiver precisando de uma forcinha para o Vestibular Cederj, mas está com a grana curta!

Resumindo este artigo

Neste artigo, eu te ensinei sobre o Consórcio Cederj: a história, a metodologia, os cursos oferecidos e, principalmente, como se inscrever no Cederj Vestibular.

Você viu também como obter isenção para o vestibular, bem como usar o sistema de cotas. Ainda por cima, conheceu a iniciativa do Pré-Vestibular Social, o cursinho gratuito do Cederj para os estudantes de baixa renda.

Veja também todas as informações sobre o Vestibular da UERJ.

Se você gostou deste artigo e quiser compartilhar o seu elogio, uma sugestão, uma dúvida ou até mesmo uma crítica para os outros leitores, então deixe o seu comentário no espaço logo abaixo!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...