Cederj Vestibular – Inscrições, Provas, Gabaritos

57

Você está em busca de informações sobre o Cederj Vestibular? Muito bem! Seja você um estudante ou um formando do Ensino Médio, ou um jovem adulto procurando uma nova profissão, é importante se preparar para os estudos no Ensino Superior.

Neste artigo eu vou te explicar sobre a Cederj, o seu sistema acadêmico e como ingressar na faculdade através do Vestibular Cederj.

Vestibular CEDERJ

Panorama histórico do Consórcio Cederj

Sobre a Cederj

Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO

O consórcio conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.

Metodologia do grupo educacional

Ao implementar a metodologia de educação a distância, o Consórcio Cederj permite o acesso ao ensino daqueles que moram longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários de aula.

Os cursos de graduação a distância permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Ele conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de tutoria presencial, nos próprios polos, e a distância, por telefone ou pela internet.

Não há aulas presenciais diárias, mas algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença no polo para a execução das aulas práticas de laboratório, trabalho de campo, trabalhos em grupo, além dos estágios curriculares obrigatórios.

Polos da Cederj no Rio de Janeiro e cursos disponíveis

A Cederj conta com mais de 30 polos espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro. No site do consórcio é possível ver a lista completa de todos os polos.

Os cursos ofertados de Ensino Superior a distância pelo Cederj são:

  • Administração.
  • Administração Pública.
  • Engenharia de Produção.
  • Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Licenciatura em Física.
  • Licenciatura em História.
  • Licenciatura em Letras.
  • Licenciatura em Matemática.
  • Licenciatura em Pedagogia.
  • Licenciatura em Química.
  • Licenciatura em Turismo.
  • Tecnologia em Sistemas de Computação.
  • Tecnologia em Turismo.
  • Licenciatura em Geografia.

Você pode conferir na página do grupo institucional a distribuição dos cursos pelos polos.

Editais, inscrições e outros dados sobre o Cederj Vestibular

O Consórcio Cederj informa em uma página dedicada em seu site todas as informações sobre o Cederj Vestibular.

Formas de ingresso

Você pode ingressar em algum dos cursos oferecidos pelo Cederj através do tradicional Vestibular Cederj (que ocorre duas vezes por ano) ou usando a nota obtida no último ENEM que você tenha prestado.

Sobre o ingresso via ENEM, você deve prestar atenção em duas observações:

  • Nem todos os cursos do consórcio aceitam matrículas através do ENEM, então informe-se com a instituição responsável antes de se inscrever;
  • Se a sua nota no ENEM não for o suficiente para garantir uma vaga no curso, automaticamente você poderá fazer o vestibular tradicional.

Isenção e cotas

O Consórcio Cederj oferece aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros a possibilidade de obterem isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Cederj.

Para isso, em data anunciada previamente, antes do anúncio da inscrição do Vestibular, é aberta a inscrição para a solicitação de isenção do pagamento.

Em cumprimento a Lei Estadual nº 5.346/2008, os candidatos com renda per capita menor ou igual a R$ 1.017,00 podem concorrer a vagas de cotas reservadas para:

  • Negros;
  • Indígenas;
  • Alunos da rede pública de ensino;
  • Pessoas portadoras de deficiência, nos termos da legislação em vigor;
  • Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Para mais informações sobre a isenção e cotas, veja a página especial sobre o assunto no site Oficial.

Edital, manual e cronograma do vestibular

No site do Consórcio Cederj você também pode acompanhar o cronograma do Vestibular, bem como o manual do candidato e os editais de inscrição para o processo seletivo.

Conheça o Programa Pré-Vestibular Social do Cederj

Antes de encarar o vestibular, muitos jovens se preparam com os famosos cursinhos, os cursos pré-vestibulares que ensinam de forma intensiva um resumão do Ensino Médio.

Se você é uma pessoa de baixa renda e não pode arcar com os custos de um cursinho, eu tenho uma boa notícia para você: o Cederj oferece o Programa Pré-Vestibular Social (PVS).

O PVS é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social e do Consórcio Cederj.

Interessados que já concluíram ou estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares, podem se inscrever no PVS. O PVS é gratuito, inclusive o seu material didático.

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, com aulas de março a dezembro, as inscrições são abertas entre dezembro e fevereiro e para o Intensivo, com aulas de junho a dezembro, as inscrições são abertas em maio.

Visitando o site oficial do PVS, você pode saber os períodos de inscrição, se candidatar e ver onde e quando as aulas são oferecidas. Dê uma conferida lá se estiver precisando de uma forcinha para o Vestibular Cederj, mas está com a grana curta!

Resumindo este artigo

Neste artigo, eu te ensinei sobre o Consórcio Cederj: a história, a metodologia, os cursos oferecidos e, principalmente, como se inscrever no Cederj Vestibular.

Você viu também como obter isenção para o vestibular, bem como usar o sistema de cotas. Ainda por cima, conheceu a iniciativa do Pré-Vestibular Social, o cursinho gratuito do Cederj para os estudantes de baixa renda.

Veja também todas as informações sobre o Vestibular da UERJ.

Se você gostou deste artigo e quiser compartilhar o seu elogio, uma sugestão, uma dúvida ou até mesmo uma crítica para os outros leitores, então deixe o seu comentário no espaço logo abaixo!