fbpx

Vestibular UNB – Provas, Inscrições, Edital

Vestibular UNB – Você é um jovem que acabou de se formar no Ensino Médio ou que falta pouco para concluir o terceiro ano? Então provavelmente você está em busca de uma faculdade, não é mesmo? Mas você ainda não se decidiu onde fazer o Ensino Superior?

Ou você é um jovem adulto buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Todavia, na procura de uma universidade para estudar uma nova profissão, ainda não achou o lugar certo para se matricular?

Neste artigo, eu vou te apresentar a Universidade de Brasília (UNB) e informações completas sobre o Vestibular UNB.

vestibular unb

História da Universidade de Brasília

A fundação da UNB

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962, apenas dois anos depois da fundação do Distrito Federal. A UNB foi concebida pelo antropólogo Darcy Ribeiro, pelo educador Anísio Teixeira e pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O “espírito” da faculdade está na sua “Carta Magna”, o Plano Orientador, datado em 1962 e ainda hoje em vigor. “Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior”, diz o Plano Orientador.

A UNB e as suas lutas

Desde a criação da UNB a instituição de ensino passa por lutas. A primeira batalha da instituição foi justamente a sua concepção: como a faculdade fica próxima à Esplanada dos Ministérios, algumas autoridades não queriam que os estudantes interferissem na vida política da cidade.

Somente, em 15 de dezembro de 1961, o então presidente da República João Goulart sancionou a Lei 3.998, que autorizou a criação da universidade.

A UNB também teve que enfrentar a ditadura militar instaurada em 1964. Há apenas nove dias após o levante do regime, a instituição sofreu sua primeira invasão pelos militares.

Em 1965 houve mais uma invasão, que ocasionou a greve dos professores e o apoio dos estudantes. Em consequência da pressão dos militares e da “mão de ferro” da reitoria, 80% do corpo docente se demitiu, deixando a UNB praticamente sem força de trabalho.

No ano de 1968 houve a intervenção militar mais violenta, que chegou a balear na cabeça um dos estudantes que manifestavam contra o regime. A partir de 1971, a UNB chegou a ter um momento de calmaria, mas em 1976 houve novas manifestações, e no ano de 1977 o exército atacou mais uma vez.

Só a partir de 1979, com a abertura política do Brasil, a Universidade de Brasília começou a ter realmente paz. A partir de 1984 começou a ser redemocratizada (o poder foi descentralizado da ditadura).

A redemocratização da Universidade de Brasília

O professor Cristovam Buarque assumiu a reitoria da UNB em 1984 através de votação pela comunidade universitária.

A redemocratização da instituição resgatou a prosperidade perdida pelo militarismo: o acervo da biblioteca aumentou para mais de 500 mil livros, foram adquiridos mais equipamentos de informática, começou a ser oferecido cursos no período noturno, a concessão de bolsas aumentou em 800% e até a criação de uma Prefeitura.

A Prefeitura é um órgão auxiliar da Reitoria e foi instituída com o objetivo de manter os serviços de infraestrutura da UNB, coordenando os serviços de:

  • Manutenção predial;
  • Manutenção de instalações e equipamentos;
  • Transporte;
  • Segurança;
  • Obras de reforma;
  • Conservação;
  • Limpeza;
  • Mudança;
  • Jardinagem;
  • Telecomunicações;
  • Comunicação visual.

Sobre os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UNB

Nos quatro campus da UNB (Brasília – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina) e na sua Fazenda Água Limpa são oferecidos mais de 70 cursos presenciais de graduação, além de cursos de pós-graduação e cursos a distância. Você pode consultar no site oficial todas as ofertas de cursos disponíveis.

Dentre o portfólio de cursos presenciais da universidade, há as competências tradicionais como Administração, Pedagogia e Direito, até competências modernas como Engenharia Aeroespacial e Biblioteconomia.

Já entre os cursos de pós-graduação, há opções como Bioética e Psicodinâmica do Trabalho. No caso dos cursos a distância, as ofertas da UNB são:

  • Licenciatura em Artes Visuais.
  • Licenciatura em Biologia.
  • Licenciatura em Educação Física.
  • Licenciatura em Geografia.
  • Licenciatura em Letras.
  • Licenciatura em Música.
  • Licenciatura em Pedagogia.
  • Licenciatura em Teatro.
  • Bacharelado em Administração Pública.

Como se inscrever na Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília conta com várias formas para você fazer parte da instituição como estudante. Uma delas é o tradicional Vestibular UNB.

Outros sistemas de inscrição são o Vestibular Indígena, Vestibular para Licenciatura em Educação no Campo, Ensino a Distância (EAD) etc. A UNB disponibiliza em seu site todas as formas de inscrição.

Preparando-se para o Vestibular UNB

Como descrito anteriormente, há diversas maneiras de se matricular na Universidade de Brasília, mas neste artigo eu vou me atentar ao sistema tradicional e ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC).

No Vestibular Tradicional, você deve fazer uma prova atribuída pela instituição em uma data específica. Quanto maior a pontuação, maior a chance de você obter uma vaga. Já no SISU/MEC, sua nota do ENEM do ano anterior é usada como critério de classificação.

O Colégio ALUB disponibiliza em seu site simulados do Vestibular  e as provas corrigidas dos últimos vestibulares da instituição de ensino Brasiliense.

Como se informar sobre as datas dos vestibulares da UNB

Todo ano a Universidade de Brasília disponibiliza editais com as informações sobre os seus vestibulares.

A responsabilidade dos editais é feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), que administra o CESPE/UNB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília).

Então, você precisa visitar o site da CEBRASPE para saber os períodos de inscrição e instruções de matrícula na UNB.

Conclusão do artigo

Este artigo te ensinou tudo sobre a Universidade de Brasília. Você aprendeu sobre a história da instituição, sobre os cursos disponibilizados e como se inscrever no Vestibular UNB.

Se você gostou deste artigo e quiser compartilhar a sua opinião com os outros leitores, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Escreva o seu elogio, a sua sugestão, a sua dúvida ou até a sua crítica.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...