Vestibular UNB – Provas, Inscrições, Edital

380

Vestibular UNB – Você é um jovem que acabou de se formar no Ensino Médio ou que falta pouco para concluir o terceiro ano? Então provavelmente você está em busca de uma faculdade, não é mesmo? Mas você ainda não se decidiu onde fazer o Ensino Superior?

Ou você é um jovem adulto buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Todavia, na procura de uma universidade para estudar uma nova profissão, ainda não achou o lugar certo para se matricular?

Neste artigo, eu vou te apresentar a Universidade de Brasília (UNB) e informações completas sobre o Vestibular UNB.

vestibular unb

História da Universidade de Brasília

A fundação da UNB

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962, apenas dois anos depois da fundação do Distrito Federal. A UNB foi concebida pelo antropólogo Darcy Ribeiro, pelo educador Anísio Teixeira e pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O “espírito” da faculdade está na sua “Carta Magna”, o Plano Orientador, datado em 1962 e ainda hoje em vigor. “Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior”, diz o Plano Orientador.

A UNB e as suas lutas

Desde a criação da UNB a instituição de ensino passa por lutas. A primeira batalha da instituição foi justamente a sua concepção: como a faculdade fica próxima à Esplanada dos Ministérios, algumas autoridades não queriam que os estudantes interferissem na vida política da cidade.

Somente, em 15 de dezembro de 1961, o então presidente da República João Goulart sancionou a Lei 3.998, que autorizou a criação da universidade.

A UNB também teve que enfrentar a ditadura militar instaurada em 1964. Há apenas nove dias após o levante do regime, a instituição sofreu sua primeira invasão pelos militares.

Em 1965 houve mais uma invasão, que ocasionou a greve dos professores e o apoio dos estudantes. Em consequência da pressão dos militares e da “mão de ferro” da reitoria, 80% do corpo docente se demitiu, deixando a UNB praticamente sem força de trabalho.

No ano de 1968 houve a intervenção militar mais violenta, que chegou a balear na cabeça um dos estudantes que manifestavam contra o regime. A partir de 1971, a UNB chegou a ter um momento de calmaria, mas em 1976 houve novas manifestações, e no ano de 1977 o exército atacou mais uma vez.

Só a partir de 1979, com a abertura política do Brasil, a Universidade de Brasília começou a ter realmente paz. A partir de 1984 começou a ser redemocratizada (o poder foi descentralizado da ditadura).

A redemocratização da Universidade de Brasília

O professor Cristovam Buarque assumiu a reitoria da UNB em 1984 através de votação pela comunidade universitária.

A redemocratização da instituição resgatou a prosperidade perdida pelo militarismo: o acervo da biblioteca aumentou para mais de 500 mil livros, foram adquiridos mais equipamentos de informática, começou a ser oferecido cursos no período noturno, a concessão de bolsas aumentou em 800% e até a criação de uma Prefeitura.

A Prefeitura é um órgão auxiliar da Reitoria e foi instituída com o objetivo de manter os serviços de infraestrutura da UNB, coordenando os serviços de:

  • Manutenção predial;
  • Manutenção de instalações e equipamentos;
  • Transporte;
  • Segurança;
  • Obras de reforma;
  • Conservação;
  • Limpeza;
  • Mudança;
  • Jardinagem;
  • Telecomunicações;
  • Comunicação visual.

Sobre os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UNB

Nos quatro campus da UNB (Brasília – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina) e na sua Fazenda Água Limpa são oferecidos mais de 70 cursos presenciais de graduação, além de cursos de pós-graduação e cursos a distância. Você pode consultar no site oficial todas as ofertas de cursos disponíveis.

Dentre o portfólio de cursos presenciais da universidade, há as competências tradicionais como Administração, Pedagogia e Direito, até competências modernas como Engenharia Aeroespacial e Biblioteconomia.

Já entre os cursos de pós-graduação, há opções como Bioética e Psicodinâmica do Trabalho. No caso dos cursos a distância, as ofertas da UNB são:

  • Licenciatura em Artes Visuais.
  • Licenciatura em Biologia.
  • Licenciatura em Educação Física.
  • Licenciatura em Geografia.
  • Licenciatura em Letras.
  • Licenciatura em Música.
  • Licenciatura em Pedagogia.
  • Licenciatura em Teatro.
  • Bacharelado em Administração Pública.

Como se inscrever na Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília conta com várias formas para você fazer parte da instituição como estudante. Uma delas é o tradicional Vestibular UNB.

Outros sistemas de inscrição são o Vestibular Indígena, Vestibular para Licenciatura em Educação no Campo, Ensino a Distância (EAD) etc. A UNB disponibiliza em seu site todas as formas de inscrição.

Preparando-se para o Vestibular UNB

Como descrito anteriormente, há diversas maneiras de se matricular na Universidade de Brasília, mas neste artigo eu vou me atentar ao sistema tradicional e ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC).

No Vestibular Tradicional, você deve fazer uma prova atribuída pela instituição em uma data específica. Quanto maior a pontuação, maior a chance de você obter uma vaga. Já no SISU/MEC, sua nota do ENEM do ano anterior é usada como critério de classificação.

O Colégio ALUB disponibiliza em seu site simulados do Vestibular  e as provas corrigidas dos últimos vestibulares da instituição de ensino Brasiliense.

Como se informar sobre as datas dos vestibulares da UNB

Todo ano a Universidade de Brasília disponibiliza editais com as informações sobre os seus vestibulares.

A responsabilidade dos editais é feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), que administra o CESPE/UNB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília).

Então, você precisa visitar o site da CEBRASPE para saber os períodos de inscrição e instruções de matrícula na UNB.

Conclusão do artigo

Este artigo te ensinou tudo sobre a Universidade de Brasília. Você aprendeu sobre a história da instituição, sobre os cursos disponibilizados e como se inscrever no Vestibular UNB.

Se você gostou deste artigo e quiser compartilhar a sua opinião com os outros leitores, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Escreva o seu elogio, a sua sugestão, a sua dúvida ou até a sua crítica.