fbpx

Como calcular nota do Enem da maneira certa sem perder pontos

Como calcular nota do Enem – Cerca de 7 milhões de pessoas realizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro.  O exame possui quatro cadernos de provas, que podem valer até mil pontos casa, além da prova de redação. As notas são somadas posteriormente para que seja possível calcular a nota do Enem.

Confuso, né?! Por isso, o Vestibulando Ansioso te ensinará como fazer a nota do Enem, como é feito a soma das notas do Enem, e como tirar a média do Enem.

Vamos por parte. Para fazer a soma das notas do Enem há duas formas, a média simples ou a média complexa. A média simples é a mais fácil de calcular e a mais utilizada pelas universidades.

Como calcular nota do Enem

– Média Simples

Para calcular a média simples, o vestibulando deve somar todas as suas notas obtidas no Enem, e dividir pelo número de provas. Segue a fórmula de como calcular a média do Enem:

Soma das notas de todos os cadernos / número de cadernos = Média da Nota Final do Enem 2017.

Veja um exemplo de Como calcular nota do Enem:

Redação: 800

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 700

Ciências Humanas e suas Tecnologias: 680

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 780

Matemática e suas Tecnologias: 720

Resultado: 800 + 700 + 680 + 780 + 720 = 3.680 / 5 = 736

A média simples é utilizada na maioria dos vestibulares e processos seletivos que são realizados através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e pelo Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

– Média Complexa

Como calcular nota do Enem com a média complexa – Como o próprio nome já diz, é mais complexa. Isso porque para calcular a nota do Enem, o vestibulando deverá conhecer o peso que possui cada caderno de provas. O peso usado para cada prova poderá ser obtido no site da instituição de ensino que o vestibulando deseja usar a nota do Enem, como forma de acesso.

É importante conhecer o peso de cada prova, porque elas podem ter pesos diferentes de acordo com a universidade e o curso desejado. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de Exatas e menor para um de Humanas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Vestibulando Ansioso, os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

Após conseguir o peso dado a cada prova, o vestibulando deverá pegar a nota de prova e multiplicar pelo peso dado aquela prova. Feito isso com todas as provas, o vestibulando deve somar todos os resultados obtidos e dividir pela soma dos pesos de cada prova. A sorte é que são poucas instituições de ensino que usa a média complexa.

Veja um exemplo de como fazer a nota do Enem pela média complexa:

como tirar media do enem

 

Resultado: (800 x 3) + (700 x 2) + (720 x 1) + (600 x 2) + (700 x 1) = 6.420

6.420 / 9 = 713,33

Como tirar a média do Enem

Como calcular nota do Enem

Calcular a média do Enem é importante para poder saber para qual processo seletivo você poderá participar.  Após aprender a somar as notas do Enem e fazer a média do Enem, é importante saber como tirar a média do Enem.

A média nacional do Enem é de 500 pontos. Essa média vale para concorrer vagas para universidades públicas através do SiSU, bolsas do ProUni e até financiamentos pelo Fies. Por isso, é recomendável uma média ainda acima desse índice.

Então, alguns cuidados são primordiais para conseguir tirar a média do Enem. Veja:

– No dia da prova não é bom realizar a maratona pelo início. O ideal é começar a prova pelas matérias que possuem mais afinidade, mesmo que não estejam no primeiro bloco do caderno de questões. Escolher matérias mais fáceis ajuda tanto no tempo quanto na motivação, já que as questões podem ser revolvidas mais rápido e com mais facilidade. No dia que há a redação, o indicado é começar a prova por ela.

– Mais importante que ter a matéria na ponta da língua é ler tudo atentamente. É indicado ler as perguntas antes dos textos, pois a leitura já é feita em busca da resposta. Ler é um dos fatores decisivos para conseguir uma boa nota na prova.

– É importante lembrar que a redação é uma outra prova. Além da dica de enfrentar a redação logo de início, é importante escrever cerca de 20 linhas para não fugir da argumentação. Também é importante elaborar um texto direto e se atentar aos temas mais discutidos durante o ano.

Além da atenção e resistência, o maior segredo para ir tirar a média do Enem é disposição. O ideal é evitar o cansaço físico e mental, pois o exame é uma verdadeira maratona. Para partir para a parte prazerosa, que é estudar o que você gosta, é preciso não pensar na prova como um sacrifício, mas sim como uma etapa necessária.

Enem 2017

É importante relembrar que as provas do Enem 2017 serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Em ambas as datas, os portões serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00. As provas serão iniciadas às 13h30.

O primeiro dia de provas terá duração de 5 horas e 30 minutos. E, abordará, além da prova de Redação, provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo dia de provas terá duração de 4 horas e 30 minutos, onde serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Agora que já aprendeu a calcular a nota do Enem 2017, aproveite as dicas do Vestibulando Ansioso e garanta bons resultados.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...