fbpx

Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a carreira de Matemática

A matemática é a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Caso você esteja interessado em uma carreira nessa área, confira o questionário a seguir. Se você acetar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a carreira de Matemática.

Você gosta de números?

É uma pergunta óbvia quando se trata de uma carreira de Matemática. Mas, antes de continuar o questionário e se identificar com qualquer outra característica é preciso gostar, ou melhor, ser apaixonado por números e todo o universo que os envolve.

Você gosta de resolver problemas?

O profissional que deseja seguir carreira em Matemática deve gostar de números, cálculos e de resolver problemas. Deve ser capaz de resolver problemas, considerando não apenas os aspectos matemáticos, mas também, aspectos de outras ciências ali envolvidos;

Você se interessa pela carreira acadêmica?

Um dos caminhos mais comuns para o profissional formado em Matemática é seguir a carreira acadêmica. O professor de Matemática pode atuar em escolas de ensino fundamental e médio. Se optar por fazer mestrado e doutorado, este professor pode ministrar aulas em universidades.

Você é uma pessoa comunicativa?

Para os que optam pela carreira acadêmica é importante ter boa comunicação e saber se expressar com objetividade e clareza. Ser uma pessoa comunicativa é imprescindível nessa área.

Você tem empatia?

O matemático lida com pessoas o tempo todo, seja ensinando em sala de aula ou na sua mesa em algum escritório e indústria. Além de ser bom com números e comunicação, o profissional deve ter empatia para lidar com pessoas.

Você é uma pessoa organizada e disciplinada?

Quem deseja trabalhar com matemática deve saber se expressar de maneira clara, além de ter disciplina e organização para se concentrar nos estudos. O matemático não para de estudar mesmo quando já está formado.

Você trabalharia em uma indústria?

Uma das áreas da matemática é a Matemática Industrial. Nesse caso, o profissional deverá atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários. 

Você é uma pessoa idealista?

O matemático deve ser capaz de refletir, criticar, propor e reavaliar novas propostas de trabalho específicas de sua área de modo a colaborar com o desenvolvimento do ensino de Matemática.

Você busca conhecimento constante?

O matemático precisa apresentar capacidade de aprendizagem continuada, de aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho.

Você busca áreas diversas para trabalhar?

Além da sala de aula, como citado acima, o profissional de matemática poderá atuar em áreas como Economia, Medicina, Seguros, Engenharia, Informática e Finanças. Há um leque de diversidade para trabalhar.

Você tem interesse por tecnologia?

O profissional dessa área pode ir além dos números e da sala de aula. Ter afinidade com tecnologia e linguagens de programação é importante para quem decide por trabalhar com Matemática Aplicada.

Você gosta de trabalho em equipe?

Assim como outras diversas profissões, na Matemática você precisara trabalhar em equipe, seja em sala de aula, nas demais áreas de atuação ou como um líder. É um trabalho exposto em equipe e que necessita da relação com outros profissionais. Você acha que pode conduzir e liderar projetos ou trabalho em equipe?

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...