Como Entrar Na Minha Conta Do ENEM (Passo A Passo)

736

Como Entrar Na Minha Conta Do ENEM

Você é um estudante ou formando do Ensino Médio, ou um jovem adulto buscando uma nova carreira profissional? Eu acredito que você está cogitando em entrar em uma faculdade, não é mesmo?

Em vez de tentar o tradicional vestibular, vai fazer o ENEM para usar a nota para ingressar na universidade? Muito bem! Eu suponho que já fez a sua inscrição no ENEM, certo?

Se você já está inscrito no ENEM, talvez se pergunte: “Como entrar na minha conta do ENEM”? Está certo em ter esta dúvida: é pelo ENEM Área do Candidato que você pode acompanhar o status da sua inscrição, confirmar o local da prova, alterar dados cadastrais e outras informações relevantes.

Por isso, neste artigo eu vou te ajudar ensinando como fazer o seu ENEM Login. Boa leitura!

Como Acessar Minha Conta Do ENEM

Inscrevendo-se no ENEM

“Como eu faço para acessar minha conta do ENEM”? Respondendo a sua questão: primeiramente, você precisa estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio. O quê? Você ainda não fez a sua inscrição? Não se preocupe: eu vou te passar um passo-a-passo de como se inscrever. Acompanhe logo abaixo!

1.   Acesse a página do ENEM no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);

2.   Entre com o seu número do CPF e a sua data de nascimento. Após informar e confirmar esses dados, você será direcionado para uma página onde deve preencher informações como o número da identidade (RG), cor/raça e endereço;

3.   Em seguida, você terá de criar uma senha entre seis e dez caracteres.
Guarde-a bem, pois ela será necessária até o ano que vem para conferir o resultado do exame ou para participar de processos seletivos que utilizam as notas das provas, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI);

4.   Na seção Recursos, informe se você necessita de atendimento especializado ou específico para fazer a prova. O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de:

a.   Autismo;

b.   Baixa visão:

c.    Cegueira;

d.   Deficiência física;

e.   Deficiência intelectual/mental;

f.     Déficit de atenção;

g.   Discalculia;

h.   Dislexia;

i.      Surdez;

j.      Deficiência auditiva:

k.    Surdocegueira;

l.      Visão monocular;

5.   O próximo passo é selecionar se você quer responder as perguntas de inglês ou de espanhol como língua estrangeira e escolher a cidade onde você deseja realizar o exame;

6.   Em seguida, você deve informar sobre a sua situação em relação à conclusão do ensino médio. São quatro opções:

a.   Já concluí o ensino médio;

b.   Estou cursando a última série/ano do ensino médio;

c.    Estou cursando o ensino médio, mas não concluirei no ano letivo de 2017;

d.   Não estou cursando e não concluí o ensino médio.
Se você for concluir o ensino médio neste ano, terá de informar a unidade federativa, o município e o nome da escola ou o código da instituição;

7.   O próximo passo é você responder a um questionário socioeconômico com questões sobre a sua renda e o seu grupo familiar;

8.   Por fim, você poderá pedir isenção da taxa de inscrição ou imprimir o boleto bancário para pagar a taxa. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa de R$ 82:

a.   Os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio neste ano;

b.   Os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico;

c.    Os participantes que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional.

9.   Ao fim dessas etapas, será gerado o número da inscrição com o resumo das informações recebidas. Você terá a opção de atualizar os dados de contato, mudar o município escolhido para a realização das provas e a opção de língua estrangeira e solicitar atendimento especializado ou específico.

Enfim, respondendo à sua pergunta: “Como entrar na minha conta do ENEM”?

Agora que você já sabe como fazer a sua inscrição no ENEM (ou no caso de já ter a feito anteriormente), eu vou finalmente te ensinar como fazer o login em sua conta do ENEM. Siga o tutorial que te preparei logo abaixo.

1.   Vá até o portal oficial do ENEM;

2.   Clique ou toque o botão “Página do Participante”;

3.   Entre com o seu CPF e sua senha, resolva o captcha e clique ou toque no botão “Enviar”. Caso tenha esquecido a sua senha, clique ou toque o link “Esqueci minha senha” e siga as instruções mostradas para criar uma nova senha;

4.   Se quiser alterar o seu e-mail, o seu número de celular ou outros dados, clique ou toque em “Alterar dados cadastrais”. Confirme algumas informações, como o seu CPF, RG e data de nascimento, e clique ou toque no botão “Confirmar”. Depois, mais uma vez aperte o botão “Confirmar”;

Vale lembrar que você só pode modificar os seus dados enquanto as inscrições do ENEM estiverem abertas. Por isso, não deixe para a última hora a verificação de informações importantes, como o local da prova, a opção de língua estrangeira e a opção de atendimento especial.

Se você precisar de atendimento especial, como sala para amamentação, prova com letras grandes ou sala adaptada, você deve marcar isto em sua inscrição com antecedência. Não é possível solicitar em cima da hora, pois o INEP precisa preparar o quanto antes as condições especiais para quem pedir.

Breve resumo deste artigo

Neste artigo, eu te respondi a sua pergunta “Como entrar na minha conta do ENEM”? Primeiramente, eu te expliquei como se inscrever, caso não tivesse feito isto ainda. Então, eu te mostrei de forma simples como acessar o ENEM Área do Candidato e alterar os seus dados, caso você venha a precisar fazê-lo.

Veja também como calcular a sua nota do ENEM

Então, você curtiu este artigo? Que tal você deixar um elogio, uma sugestão, uma dúvida ou até uma crítica no espaço abaixo? Compartilhe o seu comentário com os outros leitores deste artigo – eles ficarão gratos com a sua opinião!