fbpx

ENEM 2018 – Inscrições, Resultados , Gabarito E Tudo O Que Você Precisa Saber!

Você já começou a estudar para o ENEM de 2018?

Além de todo o conteúdo usual cobrado no exame, você também vai precisar estar por dentro de todas as atualidades do Brasil e do mundo!

Para ficar atualizado sobre todas as informações do ENEM 2018, preparamos esse guia para que você não tenha nenhuma desculpa para perder as datas programadas. Confira!

Inscrições Para o ENEM 2018

As datas do ENEM já foram programadas para o ano de 2018. De 7 a 18 de maio, você poderá realizar a sua inscrição para a prova. Se você pediu isenção da taxa, poderá conferir o resultado, que saiu no dia 24 de abril.

Mas não se esqueça de realizar a inscrição de 7 a 18 de maio, mesmo que você tenha conseguido a isenção. Pedir a isenção não significa se inscrever no exame! Portanto, cuidado e atenção para não perder as datas!

A taxa vigente do ENEM é de R$82 reais, e o estudante poderá pagar em qualquer banco até o dia 23 de maio.

Atenção! Não confundir a data limite de inscrição com a data limite de pagamento do boleto!

Data Da Prova Do ENEM

Em 2018, o exame ocorrerá nos dias 4 e 11 de novembro. Antigamente, o exame ocorria no sábado e no domingo seguinte.

Porém, a regra agora mudou. O estudante acabou ganhando uma semana a mais para poder descansar ou reforçar algum conteúdo que ainda mereça uma atenção especial! Além disso, no primeiro dia do exame, o estudante ganhou 30 minutos a mais para poder responder as questões com mais calma!

Com as datas já definidas, não é preciso esperar chegar a data da inscrição para começar a estudar!

Resultado Do ENEM 2018

O resultado do ENEM 2018 ainda não tem data definida, mas o esperado é que já no mês de janeiro de 2019 todos os resultados sejam divulgados.

A partir do momento da divulgação das notas, o estudante já poderá se beneficiar com programas como o ProUni e o SISU, que por intermédio da nota do ENEM permitem o ingresso ao ensino superior.

Como Serão As Provas?

Nos dias 4 e 11 de novembro, os alunos farão o exame. Um mês antes, em outubro, será enviado por e-mail um cartão com todos os dados de inscrição do aluno. É importante que todos os dados estejam corretos para que você não perca o dia da prova.

O cartão informará dados como dia, local da prova, nome do estudante, etc.

No primeiro domingo, dia 4/11, será entregues as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciência Humanas e Redação. Cada prova contém 45 questões, totalizando 90 questões no primeiro domingo.

No primeiro dia, o aluno terá 4 horas e meia para realizar a prova, com duração das 13h30 até 18h00. Já no segundo domingo, o aluno terá meia a hora a menos para realizar o teste, indo de 13h30 até 17h30.

No segundo domingo, o aluno receberá o exame de Ciências da Natureza e Matemática, contendo mais 45 questões cada.

E Se Eu Não Conseguir Isenção Para O ENEM 2018?

Caso você peça a isenção da taxa do ENEM 2018 e não consiga, terá até o dia 29 de abril para recorrer à decisão. O horário limite é até 23h59min.

Ao acessar a página, você terá acesso a uma aba para pedir o recurso. Serão aceitos documentos como histórico escolar ou declaração escolar, declaração de bolsista na rede privada e comprovante de renda.

Através desse link você poderá conferir todos os documentos requisitados para recorrer!

Fique Atento Ao ENEM 2018

Fique atento a algumas informações abaixo!

  • Se você é grávida, porta necessidades especiais ou é lactante, precisará declarar durante inscrição do exame;
  • Tanto o Fies quanto o Sisu e o ProUni continuam contemplando milhares de estudantes com a nota do ENEM. Como novidade, temos universidades portuguesas que agora aceitam a nota do ENEM! Se você conseguir uma boa nota acima da média, poderá estudar em terras lusitanas. Porém, os cursos não são gratuitos, mesmo em universidades públicas. Os valores variam muito de acordo com cada universidade portuguesa;
  • Mesmo com algumas alterações no ENEM 2018, treineiros podem continuar participando normalmente. Portanto, se você ainda está no Ensino Médio ou só quer fazer a prova para testar os seus conhecimentos, basta fazer a inscrição em maio!
  • Crie um cronograma de estudos para o ano de 2018 para que em 2019 você conquiste suas metas! Dê prioridade para os conteúdos mais importantes e que sempre são cobrados no exame. Assistir noticiários, ler os jornais e se informar na internet sobre as atualidades farão a diferença na hora da prova!

 

Gostou das dicas sobre o ENEM 2018? Não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com todas as pessoas que você conhece que farão o ENEM 2018! Em caso de dúvidas, não deixe de colocar a sua pergunta abaixo!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...