Vestibular de medicina, como ser aprovado?
Passar no vestibular de medicina é um sonho de vários estudantes, espalhados em cada canto do Brasil. São horas de sonos perdidas, madrugadas estudando, várias promessas feitas para todos os santos. E a luta não para por ai. Algumas pessoas passam anos nos cursinhos para uma colocação em Universidades públicas e privadas. Pensando em vocês, estudantes dedicados para aprovação em medicina, separamos algumas dicas sensacionais de quem já foi aprovado no curso.
1- Dedique-se: Medicina é o curso mais concorrido do País. Dedicação é fundamental para quem deseja aprovação. Organize seu tempo para os estudos e dedique-se integralmente a ele.
2- Estabeleça metas: É preciso traçar um caminho de metas e vencer cada uma delas, com dedicação. Preste atenção nas aulas e refaça, quantas vezes necessárias, o mesmo exercício.
3- Foco em matérias com dificuldades: todos nós temos dificuldades em algum ponto que é mais fácil para o outro. Foca nas matérias que você tem mais dificuldades, no conteúdo que não consegue compreender e dedique tempo a ele e assim conseguirá tirar várias dúvidas.
4- Esteja atualizado: ficar atento aos acontecimentos do Brasil e do Mundo é fundamental. Existem questões sobre acontecimentos diários que o vestibulando só toma conhecimento se ler jornais, revistas, assistir telejornais, acessar sites de notícias. Estar informado é importante tanto para a redação quanto para a prova objetiva também.
5- Internet como recurso: algumas apostilas e materiais encontrados para compra podem estar fora do seu orçamento. A internet possuiu vários sites com materiais gratuitos para vestibular. Aproveita a oportunidade e baixe os arquivos que forem uteis para você.
6- Leitura paralela: se dedique também a leitura paralela, como artigos científicos e de opiniões diversas sobre acontecimentos. Textos críticos também podem contribuir para a formação de opinião.
7- Estude o edital: em todos os vestibulares são divulgados os editais relacionados as provas. Leia com atenção cada edital, e assim você conhecerá melhor o tipo de teste e as suas exigências, o que te fornecerá mais segurança.
8- Descanso é fundamental: estudar por várias horas é estressante. Portanto, estabeleça períodos para descanso físico e mental. Em casa, intercala períodos de até 20 minutos entre cada hora e meia de estudos.
9- Esteja motivado: Não se deixe vencer pelo cansaço, é importante se manter motivado sempre. Quanto mais motivado para entrar no curso, mais facilmente terá dedicação e organização para as longas noites de estudo exigidas.