Tipos de redação – Na maioria das vezes a própria Universidade estabelece o estilo de texto a ser feito na redação. Mas, nem sempre isso acontece. Ás vezes são dadas várias sugestões e o candidato é quem escolhe. Mas eis a questão: qual o tipo de texto que irá ajudar a se sair melhor? Visto que a dissertação não é o único estilo textual cobrado. Selecionamos os tipos mais comuns de redação para que você possa compreender melhor e saber escolher.
Dissertação: trata-se do tipo mais comum de redação. Aqui é preciso expor uma ideia e defende-la através de argumentos sólidos. É necessários expor ideias contrárias sobre o assunto proposto e fundamentar a opinião. No geral, o texto é estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão (início, meio e fim). Na dissertação é usado termos impessoais e objetivos, comuns na terceira pessoa do singular. Use frases curtas e evite gerúndio, gírias e termos coloquiais.
Narração: no narrativo, é necessário mostrar uma história em fatos envolvendo personagens. Deve conter introdução, desenvolvimento contando o desenrolar da história e o fim com o resultado da situação apresentada. O texto precisa ser coerente e atrativo. Os pronomes são usados em primeira ou terceira pessoa, e o vestibulando pode usar mais da imaginação, emoção e poesia.
Estilo Jornalístico: em linguagem jornalística, o que deve predominar no texto é a clareza, impessoalidade e objetividade. No estilo jornalístico deve-se responder as seguintes questões: o que, quem, quando, onde como e por que, ainda no primeiro parágrafo. Deve prevalecer a informação, voz ativa e frases curtas. Palavras simples também são utilizadas. Evite os pronomes demonstrativos, possessivos e artigos indefinidos.
Comentário: trata-se de um estilo usado em situações que envolvem ambientes virtuais. Uma das características deste estilo é a autonomia dada ao estudante. Mas, vale lembrar que o texto precisa ter um propósito e ser sustentado por fundamento nos elementos de argumentação. Deve ser usada uma linguagem clara, coloquial e sintética.
Carta: é mais comum a carta argumentativa, que deve ser explicitada a razão do pedido ou reclamação. A carta é dirigida para uma única pessoa, sendo necessária a adequação da linguagem usada. A estrutura contém: data e local no início, saudação (querido, excelentíssimo, senhor….), o texto e uma despedida com assinatura.