Entrar na faculdade representa o início de uma nova fase, com a qual muitos jovens sonham. No entanto, se você ainda não começou o curso superior, saiba que há uma verdade surpreendente sobre esse período que não lhe contaram e você descobrirá agora. Prepare-se!
A faculdade, talvez, não será o auge da sua vida social, muito pelo contrário. Esqueça aquela história (que aprendemos, principalmente, nos filmes de Hollywood) de que ser universitário é frequentar festas, baladas e bares, conhecer pessoas novas e se divertir todos os dias da semana. Muitos alunos se distanciam totalmente de todas essas diversões.
É possível que, na faculdade, você precise estudar mais do que durante a preparação para o vestibular, terá provas mais complexas, precisará fazer trabalhos muito mais elaborados, apresentar suas ideias para os colegas e professores, enfim, a dedicação será imprescindível.
O período da faculdade é capaz de determinar todo um futuro profissional e é por isso que você não poderá estar focado na diversão. As portas se abrem para os alunos que mais se destacam, muitos professores estão no mercado de trabalho e podem ajudar você a entrar nele, caso você seja dedicado. Você precisará estudar muito, principalmente quando começar a produzir o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além disso, ao entrar na faculdade, você passa para a fase adulta da vida, precisará aprender a conciliar todo esse estudo com um trabalho que cubra suas despesas e, muitas vezes, com o estágio obrigatório (normalmente não remunerado) que algumas instituições exigem.
É claro que você deverá ter momentos de descontração e festas com os amigos, mas não deverá fazer disso o seu maior objetivo durante a época da faculdade. A maior verdade sobre essa fase da vida é que, os anos que passar lá, será o início de todo o seu futuro e isso representa uma grande responsabilidade. Aproveite o conhecimento dos professores, a biblioteca e todos os recursos que colaborem com a sua formação.
Não pense que na faculdade encontrará apenas pessoas maduras e que aquelas discussões “bobas” que aconteciam na época da escola vão acabar. Muitas pessoas entram no curso superior e ainda são imaturas, e você terá que aprender a lidar com isso. Terá que selecionar as suas amizades, aproximando-se de quem tenha algo para acrescentar. Fazer amizade só com quem acha que faculdade é pura descontração pode ser um tiro no pé.
O professor universitário não irá se preocupar em saber se você está entendo a matéria ou não, muitas vezes, não saberá nem o seu nome. A responsabilidade de aprender e correr atrás para tirar as dúvidas, é exclusivamente sua. Do mesmo modo, ninguém mais se importará com as suas notas além de você mesmo. É cada um por si.
Apesar de todas essas verdades, saiba que entrar na faculdade pode ser a melhor coisa da sua vida! Fará amigos que serão eternos e aprenderá uma profissão, que poderá seguir por muitos anos e se realizar nela. Toda a dedicação fará de você um profissional de sucesso.
Respostas de 6
Muito bom, adorei a proposta reveladora e com fundo motivacional dessa matéria.
Faltou falar pra não esperar um centro de pensamentos aqui no Brasil. Não é porquê o professor é doutor/phd que ele sabe, mesmo em universidade federal, se prepare para ter muitos e muitos professores incompetentes.
Muito bem colocado Guilherme!
otmo texto, estou vivendo o primeiro periodo de direito.
e vou te falar e beem diferente da escola, muitos livros, trabalhos, correria, e é so o começo…
O Guilherme foi perfeito na sua opinião . Neste governo(PT) , as universidades federais deixaram de ter qualidade de ensino . Na faculdade em que estudo tem professores arrogantes , que estudaram em faculdade de quinta categoria ou até mesmo em famosas universidades e fez pós-graduação em federal , se acham os gênios .Sabem nada os cidadãos.Eu até dou gargalhadas desta situação , porque eles acham que você é otário .Atualmente é moleza passar em concurso público para dar aula em universidades federais.Muitas não tem concorrência .
Eu não gosto de estudar, mas sei que com curso superior as oportunidades são maiores e se pode ter mais “prestígio” na sociedade, e que eu vou ter que trabalhar mais e me contentar com empregos inferiores, mas faculdade não é meu lugar. Pelo menos não agora.