fbpx

A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre a Faculdade

mentiras-que-contaram-pra-v (1)

Entrar na faculdade representa o início de uma nova fase, com a qual muitos jovens sonham. No entanto, se você ainda não começou o curso superior, saiba que há uma verdade surpreendente sobre esse período que não lhe contaram e você descobrirá agora. Prepare-se!

A faculdade, talvez, não será o auge da sua vida social, muito pelo contrário. Esqueça aquela história (que aprendemos, principalmente, nos filmes de Hollywood) de que ser universitário é frequentar festas, baladas e bares, conhecer pessoas novas e se divertir todos os dias da semana. Muitos alunos se distanciam totalmente de todas essas diversões.

mentiras-que-contaram-pra-v (1)

É possível que, na faculdade, você precise estudar mais do que durante a preparação para o vestibular, terá provas mais complexas, precisará fazer trabalhos muito mais elaborados, apresentar suas ideias para os colegas e professores, enfim, a dedicação será imprescindível.

O período da faculdade é capaz de determinar todo um futuro profissional e é por isso que você não poderá estar focado na diversão. As portas se abrem para os alunos que mais se destacam, muitos professores estão no mercado de trabalho e podem ajudar você a entrar nele, caso você seja dedicado. Você precisará estudar muito, principalmente quando começar a produzir o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além disso, ao entrar na faculdade, você passa para a fase adulta da vida, precisará aprender a conciliar todo esse estudo com um trabalho que cubra suas despesas e, muitas vezes, com o estágio obrigatório (normalmente não remunerado) que algumas instituições exigem.

É claro que você deverá ter momentos de descontração e festas com os amigos, mas não deverá fazer disso o seu maior objetivo durante a época da faculdade. A maior verdade sobre essa fase da vida é que, os anos que passar lá, será o início de todo o seu futuro e isso representa uma grande responsabilidade. Aproveite o conhecimento dos professores, a biblioteca e todos os recursos que colaborem com a sua formação.

Não pense que na faculdade encontrará apenas pessoas maduras e que aquelas discussões “bobas” que aconteciam na época da escola vão acabar. Muitas pessoas entram no curso superior e ainda são imaturas, e você terá que aprender a lidar com isso. Terá que selecionar as suas amizades, aproximando-se de quem tenha algo para acrescentar. Fazer amizade só com quem acha que faculdade é pura descontração pode ser um tiro no pé.

O professor universitário não irá se preocupar em saber se você está entendo a matéria ou não, muitas vezes, não saberá nem o seu nome. A responsabilidade de aprender e correr atrás para tirar as dúvidas, é exclusivamente sua. Do mesmo modo, ninguém mais se importará com as suas notas além de você mesmo. É cada um por si.

Apesar de todas essas verdades, saiba que entrar na faculdade pode ser a melhor coisa da sua vida! Fará amigos que serão eternos e aprenderá uma profissão, que poderá seguir por muitos anos e se realizar nela. Toda a dedicação fará de você um profissional de sucesso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Rodrigo

Rodrigo

Eu sou escritor do blog Vest Ansioso desde 2015. Minha paixão por compartilhar informações úteis e relevantes sobre como se preparar para o vestibular me motivou a contribuir para essa plataforma incrível.

Respostas de 6

  1. Muito bom, adorei a proposta reveladora e com fundo motivacional dessa matéria.

  2. Faltou falar pra não esperar um centro de pensamentos aqui no Brasil. Não é porquê o professor é doutor/phd que ele sabe, mesmo em universidade federal, se prepare para ter muitos e muitos professores incompetentes.

  3. administrador disse:

    Muito bem colocado Guilherme!

  4. guilherme vieira disse:

    otmo texto, estou vivendo o primeiro periodo de direito.

    e vou te falar e beem diferente da escola, muitos livros, trabalhos, correria, e é so o começo…

  5. O Guilherme foi perfeito na sua opinião . Neste governo(PT) , as universidades federais deixaram de ter qualidade de ensino . Na faculdade em que estudo tem professores arrogantes , que estudaram em faculdade de quinta categoria ou até mesmo em famosas universidades e fez pós-graduação em federal , se acham os gênios .Sabem nada os cidadãos.Eu até dou gargalhadas desta situação , porque eles acham que você é otário .Atualmente é moleza passar em concurso público para dar aula em universidades federais.Muitas não tem concorrência .

  6. Eu não gosto de estudar, mas sei que com curso superior as oportunidades são maiores e se pode ter mais “prestígio” na sociedade, e que eu vou ter que trabalhar mais e me contentar com empregos inferiores, mas faculdade não é meu lugar. Pelo menos não agora.

Deixe um comentário