fbpx

A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre a Faculdade

Entrar na faculdade representa o início de uma nova fase, com a qual muitos jovens sonham. No entanto, se você ainda não começou o curso superior, saiba que há uma verdade surpreendente sobre esse período que não lhe contaram e você descobrirá agora. Prepare-se!

A faculdade, talvez, não será o auge da sua vida social, muito pelo contrário. Esqueça aquela história (que aprendemos, principalmente, nos filmes de Hollywood) de que ser universitário é frequentar festas, baladas e bares, conhecer pessoas novas e se divertir todos os dias da semana. Muitos alunos se distanciam totalmente de todas essas diversões.

mentiras-que-contaram-pra-v (1)

É possível que, na faculdade, você precise estudar mais do que durante a preparação para o vestibular, terá provas mais complexas, precisará fazer trabalhos muito mais elaborados, apresentar suas ideias para os colegas e professores, enfim, a dedicação será imprescindível.

O período da faculdade é capaz de determinar todo um futuro profissional e é por isso que você não poderá estar focado na diversão. As portas se abrem para os alunos que mais se destacam, muitos professores estão no mercado de trabalho e podem ajudar você a entrar nele, caso você seja dedicado. Você precisará estudar muito, principalmente quando começar a produzir o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além disso, ao entrar na faculdade, você passa para a fase adulta da vida, precisará aprender a conciliar todo esse estudo com um trabalho que cubra suas despesas e, muitas vezes, com o estágio obrigatório (normalmente não remunerado) que algumas instituições exigem.

É claro que você deverá ter momentos de descontração e festas com os amigos, mas não deverá fazer disso o seu maior objetivo durante a época da faculdade. A maior verdade sobre essa fase da vida é que, os anos que passar lá, será o início de todo o seu futuro e isso representa uma grande responsabilidade. Aproveite o conhecimento dos professores, a biblioteca e todos os recursos que colaborem com a sua formação.

Não pense que na faculdade encontrará apenas pessoas maduras e que aquelas discussões “bobas” que aconteciam na época da escola vão acabar. Muitas pessoas entram no curso superior e ainda são imaturas, e você terá que aprender a lidar com isso. Terá que selecionar as suas amizades, aproximando-se de quem tenha algo para acrescentar. Fazer amizade só com quem acha que faculdade é pura descontração pode ser um tiro no pé.

O professor universitário não irá se preocupar em saber se você está entendo a matéria ou não, muitas vezes, não saberá nem o seu nome. A responsabilidade de aprender e correr atrás para tirar as dúvidas, é exclusivamente sua. Do mesmo modo, ninguém mais se importará com as suas notas além de você mesmo. É cada um por si.

Apesar de todas essas verdades, saiba que entrar na faculdade pode ser a melhor coisa da sua vida! Fará amigos que serão eternos e aprenderá uma profissão, que poderá seguir por muitos anos e se realizar nela. Toda a dedicação fará de você um profissional de sucesso.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...