fbpx

7 coisas que você não deve fazer no primeiro semestre da faculdade

7

Finalmente você conseguiu a tão esperada aprovação no vestibular e suas aulas estão prestes a começar? Pois é, saiba que ser calouro não é uma missão fácil. E por esse motivo listamos dicas importantíssimas de coisas que você não deve fazer no primeiro semestre da faculdade.

1- Não falte aula

Essa dica com certeza você vai ouvir muitos dos seus pais. E eles estão certos. No começo é tudo novo e faltar uma aula pode te causar muitos danos.

2- Não converse durante as aulas

Faculdade é diferente do Ensino Médio. Na universidade você é totalmente independente e os professores não ligam à mínima se você vai se sair bem na matéria. Por isso, anote tudo e preste atenção.

3- Não seja anti-social

Fazer amigos é bom tanto para sua vida social quanto para sua sobrevivência na faculdade. Eles podem te ajudar nos estudos, servirão de companhia, afinal serão muitos anos juntos.

4- Não deixe de fazer trabalhos de casa

Não ache que porque já está na faculdade não vai mais precisar ter que fazer dever de casa, porque terá sim. Portanto, dedique-se um tempo para estudar em casa e não deixe de fazer os trabalhos que costumam sempre valer notas.

5- Não fique de recuperação

Pode ser que “recuperação” não seja a palavra adotada por sua faculdade, mas sempre há provas para quem não conseguiu alcançar a média necessária para ser aprovado em tal disciplina. Evite a qualquer custo ficar de recuperação ou até mesmo reprovar no primeiro semestre. Lembre-se que ainda virão muitos e ficar preso em matérias do primeiro período não é o mais ideal.

6- Não sente no fundão

Se você deseja alcançar a admiração dos professores, evite fazer parte da galera do fundão. Na maioria das vezes esse grupo não costuma prestar atenção nas aulas e fica o tempo todo conversando, o que atrapalha o decorrer da aula. E acredite uma boa relação com um professor pode ser fundamental para o seu futuro profissional.

7- Não troque a sala de aula pelo bar

A maioria das faculdades tem um bar próximo onde os alunos costumam faltar aula para ir para lá. Portanto, se você é calouro não se deixe levar por essa mania. Deixe o horário do bar para depois da aula ou em outra ocasião.[epico_capture_sc id=”1260″]

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Rodrigo

Rodrigo

Eu sou escritor do blog Vest Ansioso desde 2015. Minha paixão por compartilhar informações úteis e relevantes sobre como se preparar para o vestibular me motivou a contribuir para essa plataforma incrível.

Respostas de 15

  1. Quanto ao item 6: Maior besteira.
    Sento no fundão desde os primeiros anos desde o prezinho e sabe quando isso prejudicou meu desempenho? NUNCA. Obviamente no fundo é onde se concentram os “arruaceiros” das turmas e etcétera, mas isso não pode ser generalizado quando estamos falando de um ambiente universitário. Agora eu estou prestes a me formar e depois de 4 sentando no fundão na faculdade eu continuo mantendo o desempenho de sempre e com uma ótima relação com os professores. Quando você está nesse tipo de ambiente, o professor deixa de te tratar como parte do bolo, como é feito na escola quando “ninguém do fundo presta”. Creiam: isso cai por terra no ensino superior! Os professores estão muito mais preocupados com a individualidade de cada um do que com um lugar em que as pessoas vão sentar. Isso não vale pra todos, mas quem é disperso consegue se prejudicar até sentando na frente do docente. Antes de tudo, a primeira coisa que não se deve fazer é: achar que a faculdade é uma continuação do colégio. É outro mundo, e é nisso que os alunos precisam se focar antes de estarem preocupados com o lugar que devem sentar, senão deveria haver uma faixa de sinalização da metade da sala pra tras e isso é desmerecer pessoas tipo eu, que não são minoria — não na faculdade, que senta onde for e que continua concentrado. Então o conselho deve ser: sentado onde for, não disperse do que importa.
    Abraços.

  2. Paladino tramzante disse:

    Resumindo tudo… Não seja universitário.

  3. O sexto tópico mostra uma visão absurdamente errada. Obviamente alguém tem que sentar na frente e alguém no fundo. Provavelmente foi um calouro empolgado que escreveu isso.

  4. “Reprovei” só no número 3 mesmo.. rs

  5. Esse padino diz tudo

  6. Só li besteiras.

    Bixos, aproveitem o primeiro semestre.

    Só acontece uma vez na vida. Mesmo se vcs pegarem rec/dp vcs podem recuperar depois. O primeiro semestre é sensacional!

  7. cara eu to pensando se isso não vai arruinar minha vida

  8. Visto que os tópicos começam com “não”, sugiro que mude o título para “7 coisas que você DEVE fazer no primeiro semestre da faculdade” ou mantenha título e tire o “não” dos tópicos.

  9. Irei começar logo! Dicas anotadas! 🙂 (y)

  10. To vendo incentivando dp e matar aula e ficar de bobeira na aula? É isso msm???
    Td isso so faz vc ter que pagar mais 1 ano de faculdade pra terminar as dp. Só perder tempo. Experiencia propria.

  11. Letícia maria disse:

    8- não siga nada dos 7 itens citados anteriormente.

  12. Larga de frescura !
    Da pra entender muito bem o que diz o artigo

  13. Knight Social disse:

    Jogador de tibia huahuauh

  14. Me ferrei fazendo o item 7. E a do fundão não tem nada a ver ‘-‘ faculdade é bem diferente de ensino médio, tanto faz onde vc senta, vc será reconhecido pela participação e desempenho.

Deixe um comentário