Chegou o grande dia. O momento tão esperado: o dia da prova do vestibular. O momento é de tensão, pelo qual o vestibulando passou meses, e/ou anos, se preparando. Este é o momento de mostrar o conhecimento sobre as áreas estudadas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como se comportar no dia da prova. O que você deve fazer e o que não deve fazer. Confira:
1. Não deixe para a última hora
Não há uma fórmula mágica para que o aluno aprenda todo o conteúdo de última hora. É importante que o candidato não estude pelo menos 12 horas antes da prova. A mente precisa estar descansada para a realização do teste que, geralmente, dura até seis horas seguidas. A dedicação ao longo do tempo de estudos é a aliada ao conhecimento adquirido nesse momento, portanto, descanse e acredite em si mesmo.
2- Cuidado com o sono
Dormir, relaxar e descansar. Não deixe para dormir muito tarde na véspera da prova, ainda mais se o exame for aplicado pela manhã. Para isso, não use computador e nem assisti televisão antes de dormir, para não agitar o cérebro. Leia algo para relaxar e acionar o sono. É necessários evitar alimentos estimulantes, lugares com muito barulho e iluminação forte.
3- Deu fome, e agora?
A alimentação merece cuidado tanto antes quando na hora da realização da prova. A disposição está ligada também com o que você comeu. Por isso, evite comidas gordurosas, como feijoada, e escolha alimentos mais leves, como frutas, verduras e alimentos que mantém o cérebro ativado. Cuidado também com o excesso de doce consumidos na hora do exame. Uma dor de barriga não ajudará em nada para resolver as questões. Para não passar fome, leve frutas e até mesmo um chocolate, mas este de conter 70% ou mais de cacau com baixa quantidade de gordura.
4- Chegue cedo
Não deixe para sair de casa em cima da hora, você pode perder a prova e chegar ao local e encontrar os portões fechados. O ideal é chegar uma hora antes da realização do exame. Assim, você terá tempo para encontrar a sua sala, sem pressa, sem correria e sem ansiedade. É importante que você vá antes do dia da prova conhecer o local, estudar o trajeto mais adequado, e prever os horários de ônibus.
5. Leve o básico
Existem histórias e histórias de candidatos que não puderam fazer a prova por portar materiais inadequados, como lapiseira, e aparelhos eletrônicos, principalmente o celular. Estes aparelhos são proibidos pela maioria das Instituições e o ideal é deixa-los em casa. O ideal é levar o básico para o local de prova, documento original de identidade, carão de confirmação de inscrição, borracha branca, lápis preto, apontador simples, canetas de corpo transparente e uma garrafa com água.