Após prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, não tem um aluno que não se faça a mesma pergunta: será que a minha nota irá me classificar para uma vaga no curso que eu quero, por meio do Sisu?
A grande dúvida da maioria dos estudantes é entender como a nota do Enem é calculada e relacionar as questões acertadas às notas obtidas. Outra dificuldade encontrada pelos alunos é a mudança diária na nota de curso, pois varia de acordo com o número de vagas oferecidas e com as notas dos candidatos que estão concorrendo a vaga.
Por isso, para ajudar você a procurar a sua universidade de acordo com a pontuação obtida no exame, separamos as 12 faculdades menos concorridas no SISU.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Universidade Federal do Acre (UFAC)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – 20% das vagas pelo ENEM/Sisu
Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira (Unilab)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Universidade Federal de São Francisco (Univasf) –
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) –
Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Instituto Federal Catarinense (IFC)
O que é o Sisu:
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. O processo seletivo acontece utilizando as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.
Enem 2016
O Enem 2016 teve 8.630.06 inscritos, participando 6.111.339 na 1ª prova e 265.412 na segunda. Destes participantes, 1.033.761 solicitaram certificação do Ensino Médio. Já na redação, apenas 77 candidatos conseguiram nota 1000.
Foram registradas 291.806 notas zero e anuladas.