fbpx

9 desafios que você vai enfrentar quando entrar na faculdade

Há muitos “problemas” comumente experimentados por estudantes na faculdade que às vezes pode representar grandes desafios para estudar, jogar, socializar e viver. A seguir, conheça alguns dos desafios que só estudantes entendem e enfrentam diariamente!

Sono

Um desafio que todo estudante enfrenta, com certeza é o excesso de sono! Isso acontece porque jovens até os 25 anos sofrem um atraso no sono. Especialistas apontam dois hormônios responsáveis por trabalhar no processo de sono e vigília, o cortisol e melatonina. O primeiro é responsável por manter o indivíduo em alerta durante o dia e o segundo prepara o corpo para o sono. Também é preciso levar em conta a questão de comportamento durante a juventude, pois é comum estudantes passarem mais tempo usando eletrônicos, computadores, tabletes e celulares; o que também aumenta o período de vigília, provocando sono fora de hora, durante o dia.

Trabalhos

A quantidade de leitura e o tempo que levam escrevendo os trabalhos é algo que realmente ocupa muito da rotina do estudante. A maior demanda será a leitura e preparação para a aula. Este é um desafio porque muitos estudantes relatam não terem adquirido o hábito de ler tantos artigos durante o ensino médio, e quando chegam a universidade acabam se surpreendendo com a alta demanda de leitura.

Criatividade

Se manter criativo durante a faculdade é outro desafio para o estudante, pois o esforço de fazer bons trabalhos, se mostrar engajado e dedicado àquela disciplina que você deseja seguir futuramente trabalhando, faz toda a diferença! Para quem pensa além da faculdade e deseja se destacar, se manter criativo é um grande desafio para chamar a atenção dos professores e/ou futuros empregadores.

Relacionamento

Manter os relacionamentos pessoais tanto com amigos ou namorado (a) pode se tornar um grande desafio, pois quanto mais as responsabilidades aumentam, mais a vida social e o lazer se comprometem. Conseguir driblar o tempo e dar atenção a tudo que está ao seu redor é um grande desafio a ser superado!

Dinheiro

Mesmo para aqueles que estudam em escolas públicas, o custo dos estudos pode se tornar um problema, pois material didático, transporte e alimentação são necessários no dia a dia para ir a aula. Além disso sempre aparece aqueles gastos extras como xerox e trabalhos para serem impressos, fazendo com que o estudante precise ter um “caixinha” para tais necessidades.

Ansiedade

A ansiedade é uma consequência natural de eventos estressantes do cotidiano. Muitos estudantes experimentam alguma ansiedade durante todo seu dia; podendo em alguns casos a ansiedade se tornar grave, persistente e contraproducente.  Alguns estudantes podem experimentar ansiedade severa ao fazer exames. Sentindo-se nervosos e com dificuldade em se concentrar.

Estágio

Além de precisar se dedicar as aulas e manter boas notas, os cursos também exigem que o aluno tenha um bom rendimento no estágio, o que faz com que se torne ainda mais complicado conciliar a vida acadêmica com a vida social, pois os afazeres que envolvem a faculdade acabam ocupando muito do tempo do estudante.

Gestão do Tempo

A faculdade é academicamente desafiadora. Para muitos, cursos de faculdade exigem muito mais esforço do que as aulas do ensino médio. Ao contrário da maioria das escolas secundárias, as faculdades muitas vezes embalam dois anos de conteúdo em um ano, o que pode causar realmente um susto nos jovens universitários.

Responsabilidade pessoal

Responsabilidade pessoal significa compreender que a vida está mudando e as responsabilidades aumentando. Quando somos jovens, é fácil culpar os pais, professores para nos fazer sentir melhor sobre nossos próprios erros. Falhas e sucessos devem ser credenciados à pessoa individualmente. Na faculdade, a responsabilidade pessoal é um despertar. Ninguém vai te cobrar horários, ou se o trabalho foi ou não entregue, isso só dependerá do aluno, por isso, a faculdade é considera a fase de maior amadurecimento do estudante.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...