As universidades federais brasileiras foram destaque, novamente, em um novo ranking de educação superior que avaliou as principais universidades em todo o mundo. Confira a seguir a lista das principais universidades federais do Brasil, de acordo com o Times Higher Education:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Na primeira colocação nacional e a 5º no ranking da América Latina, a UFRJ apresentou nota gera de 73,3 e nota de ensino de 84,7.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A segunda princiapl no ranking nacional das universidades mais prestigiadas do momento, apresentou nota geral de 69,6 e 81,9 na nota de ensino. A UFMG é ainda a 7º melhor no ranking da América Latina.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A instituição é 3º no ranking nacional e a 12º no ranking da América Latina, com nota geral de 61,9 e nota de ensino 73,4.
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
A quarta melhor universidade pública brasileira, é também a 16º melhor da América Latina. A UFV teve nota 55,4 na avaliação geral, e 70,6 na nota do ensino.
Universidade Federal do ABC (UFABC)
A nota geral da universidade foi 52,7 e a nota de ensino foi 45,3. A UFABC ocupa a 5º posição no ranking nacional e a 18º no ranking das principais universidades da América Latina.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A instituição teve nota geral 52,3 e nota de ensino 70,9, ocupando o 6º lugar no ranking nacional, e a 21º entre os países da América Latina.
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
A 7º colocada no ranking das principais do país, teve nota geral 50 e 61,2 na nota de ensino, ainda ocupa a 22º colocação no ranking da América Latina.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
A 8º melhor no ranking brasileiro, está entre as 30 melhores da América Latina e apresentou 48,9 na nota de ensino.
Universidade Federal Paraná (UFPR)
A 9º melhor universidade pública brasileira está entre as 35 melhores da América Latina. A UFPR apresentou 42,2 na nota de ensino.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A décima colocada no ranking nacional das universidades públicas, teve nota 68,5 e está entre as 35 melhores da América Latina.