fbpx

4 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu Desempenho no Vestibular

FatoresNo mundo do vestibular, fatores podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso dessa etapa da vida. Engana-se quem acha que estes fatos estão relacionados apenas no momento de fazer a prova. Pois bem, especialistas apontam várias causas para o fracasso no vestibular, e que impactam a vida do aluno. Destacamos para você, amigo vestibulando, os principais episódios para que você possa fugir de cada um deles.

1º Indecisão em relação ao futuro: De acordo com especialistas, a incerteza quanto ao futuro profissional começa na hora de escolher a profissão, e esta representa 40% dos casos de fracasso no vestibular. Sem saber as decisões certas a serem tomadas, o vestibulando acaba participando dos processos seletivos sem concentração e displicência, o que, consequentemente, resulta em um mal resultado.

Uma dica essencial para fugir desse fracasso é procurar ajuda de um profissional de psicologia, ou como já citamos aqui no site, fazer um teste vocacional. Esses testes, mesmo que realizados na internet, contribuem para que você se oriente melhor e toma a decisão que mais combine com o seu perfil.

2º Dispersão: essa é responsável por 25% do fracasso dos vestibulandos. É preciso concentração quando está se estudando para o vestibular, qualquer dispersão que seja pode ser fundamental para o insucesso do resultado final. Os especialistas apontam que o importante não é a quantidade de tempo que você tem para os estudos e sim o que você fará com esse tempo, a forma como utilizará o mesmo para conciliar dedicação, foco e determinação. Supere suas dificuldades e relacione às com a eficiência e concentração nos estudos.

3º Depressão e problema familiares: engana-se quem pensa que a vida do vestibulando gira apenas em torno dos estudos. Pois não, os problemas consigo mesmo e entre o ciclo familiar representam, juntos, cerca de 20% do fracasso no vestibular. Independentemente dos problemas enfrentados dentro de casa, você precisa encontrar uma forma de superá-los e até mesmo contribuir para a resolução dos mesmos. Para isso, você pode buscar ajuda espiritual em sua religião. Se esse não for seu caso, procure um especialista como psicólogos. Mas, não deixe que seus estudos sejam prejudicados.

4º Frases pessimistas: Sim, as frases de bobeiras e pessimismo representa os outros 15% do insucesso no vestibular. Sou feliz de verdade? É isso que desejo para minha vida? Este é o caminho certo? Essa vida vale a pena? Essas são perguntas típicas feitas nesse processo da vida. Mas, é preciso sim questionar o rumo que as nossas vidas estão tornando, porém, essas perguntas devem ser respondidas de forma decisiva e otimista. Use e abuse do sucesso, fuja do fracasso. Lembre-se que não podemos mudar os fatos que não estão ao nosso alcance, mas podemos mudar a nós mesmos.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...