5 tipos de Bolsa de Estudo para entrar na Faculdade

79

Muitas pessoas sonham em dar sequencia aos estudos e cursar uma faculdade, mas nem sempre isso é possível, pois passar em uma faculdade pública é muito difícil e as universidades particulares possuem mensalidades bastante salgadas para a realidade da maioria dos brasileiros.

No entanto, existem bolsas de estudo para pessoas que não possuem condições de fazer uma faculdade. Essas bolsas de estudo permitem que as pessoas superem essas dificuldades e consigam sonhar em dar sequencia aos seus estudos e fazer uma faculdade, se tornando um profissional de nível superior que estará no mercado de trabalho em um futuro próximo.

O Que é uma Bolsa de Estudo?

Bolsa-de-Estudo
Bolsa de estudos é uma excelente opção para quem quer estudar em universidades privadas

 

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira concedida ao estudante para que ele possa realizar um curso que é pago

A bolsa de estudo pode ser integral, quando o curso é integralmente pago pelo agente financiador, ou parcial, quando parte do curso é pago pelo agente financiador e a outra parte precisa ser arcada pelo estudante ou sua família.

Segue abaixo alguns tipos de bolsa de estudo:

O FIES (Financiamento Estudantil)

O FIES é uma espécie de empréstimo realizado pelo Ministério da Educação para pessoas que não possuem condições de pagar uma Faculdade particular.

Para a pessoa conquistar o FIES é preciso que ela se inscreva no site da Caixa Econômica Federal e leve a inscrição para a Universidade em que ela estuda. O Ministério da Educação irá selecionar as pessoas que irão receber o empréstimo de acordo com critérios pré-determinados: pessoas de famílias que possuam baixos rendimentos, que possuam residência alugada e que possuam um grande número de familiares sobre o mesmo teto, possuem prioridade na obtenção do financiamento.

O PROUNI (Programa Universidade para Todos)

O PROUNI é um programa do governo federal que visa oferecer bolsas de estudo para pessoas de baixa renda. As bolsas do programa são destinadas conforme a renda familiar das pessoas que desejam ser beneficiadas pelo programa.

Entre as condições para obter o PROUNI está o fato de a pessoa ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular mediante cessão de bolsa por parte da instituição de ensino, além de ter tirado nota mínima de 450 no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e não ter zerado a redação.

O PROUNI também é concedido para pessoas com deficiência física e para professores da rede pública de ensino.

As Bolsas Restituíveis

Esse tipo de bolsa é muito similar ao FIES, no entanto esse tipo de bolsa é fornecido pela própria instituição de ensino. Nesse tipo de bolsa, a instituição de ensino define os critérios e os valores do empréstimo a serem concedidos.

De uma forma geral, esse tipo de bolsa é concedido aos alunos da instituição que possuem os melhores rendimentos.

As Bolsas Filantrópicas

As bolsas de estudo filantrópicas são ofertadas pelas universidades devido a legislação obrigar a instituição de ensino a oferecer esse benefício para pessoas que não possuem renda suficiente para pagar pelo estudo.

O processo seletivo desse tipo de bolsa é feito conforme as regras da universidade, no entanto, o beneficiado não tem obrigação de fazer a devolução da bolsa de estudo.

A Bolsa Empresa                 

Existem empresas que procuram o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus funcionários e concedem como benefício um valor para auxiliar esses empregados a estudarem. As empresas que possuem essa política conquistam o retorno do benefício concedido ao empregado, através da maior qualificação de sua mão de obra.

A bolsa empresa tem suas regras definidas por cada empresa que resolve subsidiar o seu funcionário, mas de uma maneira geral, as empresas procuram financiar bolsas de estudo nas áreas em que a empresa atua.

Recomendados Para Você: