fbpx

7 melhores faculdades de psicologia

A psicologia é uma ciência que estuda os mais variados tipos de comportamento humano, como conflitos internos e externos, consumismo, deficiências mentais, tipos de compulsões, autoestima e autoconhecimento, além ser muito importante também para a rotina pedagógica, entre outras coisas.

As faculdades de psicologia, ao longo do tempo, tem tido uma procura muito grande em todo o país, tornando o curso de graduação em psicologia uma das opções mais procuradas e concorridas, como medicina, direito, áreas da engenharia, arquitetura e os cursos relacionados à comunicação.

Pesquisas efetuadas em diversas universidades do país apontam que o curso de psicologia aparece como o 11º mais procurado nos vestibulares de 2014 para ingresso em 2015.

Com uma procura tão grande por parte dos estudantes, e por se tratar de uma das profissões que mais disponibilizam áreas variadas de atuação, optar por uma boa faculdade de psicologia faz toda a diferença na formação profissional do futuro psicólogo (a).

Uma boa faculdade de psicologia precisa, além de bons professores, de uma boa estrutura laboratorial, afinal de contas, o conhecimento teórico, principalmente em cursos da área de saúde, precisam ser testados na prática.

O Ranking Universitário da Folha de 2014 classificou, de uma maneira geral, as dez melhores instituições de ensino, sendo elas em forma crescente: USP, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unicamp, Unesp, UFSC, UnB, UFPR e UFSCar.

Melhores faculdades de psicologia

Enquanto isso, ainda segundo o Ranking Universitário da Folha de 2014, as sete melhores faculdades de psicologia do país são:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
3. Universidade de Brasília (UnB)
4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Dentre essas sete faculdades de psicologia apontadas com a melhor avaliação, três são faculdades de psicologia de São Paulo e uma faculdade de psicologia do Rio de Janeiro, porém, entre as sete, apenas uma instituição é privada, três das faculdades de psicologia são instituições federais e três são estaduais, o que acaba aumentando a procura e, consequentemente, a concorrência acirrada.

Dentre as faculdades de psicologia no Rio de Janeiro que também tiveram uma boa avaliação, podemos destacar a Universidade Federal Fluminense (UFF), que ficou em décimo lugar; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em décimo primeiro lugar; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em décimo oitavo lugar e a Universidade Estácio de Sá (Unesa) em quinquagésimo segundo lugar.

Das faculdades de psicologia em São Paulo que também tiveram uma boa colocação, porém que não entraram entre as sete melhores, podemos citar a Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), em décimo segundo lugar; a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em décimo sexto lugar; o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em vigésimo primeiro lugar, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ocupando o vigésimo terceiro lugar; a Universidade São Francisco (USF), que ficou em vigésimo quinto lugar e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), em vigésimo oitavo lugar.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...