Enem 2017 abre inscrições dia 08 de Maio

434

Começa no dia 08 de Maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As inscrições para o Enem serão realizadas até às 00h00 do dia 19 de maio, através do site WWW.enem.inep.gov.br/participante.

Uma novidade é que a taxa de inscrição passa a ser R$ 82, devido ao aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não aplicado nos últimos anos. A taxa deve ser paga até o dia 24 de maio.

O edital do Enem 2017 já foi divulgado no Diário Oficial da União, e pode ser acessado no site do Ministério da Educação – www.mec.gov.br ou no site do Inep – WWW.enem.inep.gov.br. O arquivo pode ser examinado de forma online, mas o estudante pode ainda imprimir ou salvar o mesmo.

Provas

As provas do Enem 2017 serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Em ambas as datas, os portões serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00. As provas serão iniciadas às 13h30.

O primeiro dia de provas terá duração de 5 horas e 30 minutos. E, abordará, além da prova de Redação, provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo dia de provas terá duração de 4 horas e 30 minutos, onde serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os locais de prova ainda não foram divulgados, visto que o período de inscrições ainda não começou. O mesmo deverá ser informado de acordo com a inscrição de cada estudante, que avalia a região onde o mesmo reside e estuda. A divulgação dos locais de prova deverá ocorrer no segundo semestre de 2017. É importante que cada aluno visite o seu local de prova antes de realizar a mesma para evitar contratempos e surpresas desagradáveis.

De acordo com o Inep, cerca de 7,5 milhões de pessoas devem participar do Enem nesse ano. É importante lembrar que o Exame deixa de certificar o Ensino Médio, tarefa que volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), próprio para essa finalidade.

Veja aqui mais informações sobre o Enem 2017.