Foi implantado pela SPTrans, no fim do ano 2013, um novo tipo de bilhete dispondo de tecnologia mais avançada em relação à utilizada antes. A projeção do Novo Bilhete Único ocorreu dentro de um conceito de multiaplicação.
Este que possibilita a aquisição de cotas de tempo – mensal, semanal, 24 hs / diária – e crédito avulso (dinheiro), dos tipos comum, estudante e vale transporte, para utilização em ônibus, Metrô e CPTM. E tudo em único cartão.
O cadastramento para recebimento do Novo Bilhete Único deve ser realizado de forma exclusiva, através da internet, no endereço bilheteunico.sptrans.com.br.
E em situação do não interesse em receber o Novo Bilhete único, é possível revalidar o antigo Bilhete Único Estudante, porém não haverá direito de usufruir vantagens geradas pelo Novo Bilhete Único. E, se houver necessidade de substituição de tal cartão, é preciso fazer o cadastro, já que a SPTrans não emite mais o Bilhete Único Estudante do modelo anterior.
SPTrans Estudante Cadastro
Em relação ao cadastramento para o Novo Bilhete Único, para realizar o cadastro é necessário ter um e-mail e senha próprios, CPF em caso de ser maior de 16 anos, RG e uma foto 3×4 recente em padrão de documento digitalizada. É indicado acessar o endereço bilheteunico.sptrans.com.br, e na opção “Mensal” (Novo Bilhete Único), clicar em “Cadastro”.
Então é necessário rolar a tela até o final e clicar em opção “Inicie o processo de cadastramento”. A pessoa será direcionada para a tela onde deve informar o endereço eletrônico que é o e-mail, mais a senha que usará sempre que quiser acessar o Portal do Bilhete Único para consultas, solicitar serviços, ter informações, entre outros.
Então são preenchidas as lacunas com e-mail e senha, e digitados os caracteres que surgem na tela e é preciso clicar em “prosseguir”. Será recebida uma mensagem eletrônica com o link de acesso para realizar o cadastro.
Com o recebimento do acesso ao cadastro, é indicado aceitar o “Termo de Adesão” e preencher todos os dados cadastrais, em especial os obrigatórios, e do contrário o cartão não será emitido.
Pelo final do formulário de cadastro é selecionada a estampa do cartão e o local para entrega. Será recebida uma mensagem eletrônica informando que o cartão está disponível para retirada.
Em relação ao cadastramento de estudante no sistema, para obter o benefício do “Passe Escolar”, é preciso atender aos requisitos necessários para adquirir o mesmo e informar, na instituição de ensino que quer adquiri-lo.
A instituição de ensino vai enviar os dados da matrícula para SPTrans para processamento. E se são atendidos os requisitos necessários, a liberação será obtida.
Um requisito é estar cursando ensino fundamental, médio, superior ou cursos técnicos e profissionalizantes reconhecidos por autoridades competentes e cadastros na SPTrans, para conquistar cotas para o Sistema Ônibus e/ou Sobre Trilhos (Metrô/CPTM).
Mais um requisito é residir a mais de 1 quilômetro da instituição de ensino freqüentada. Deve haver disponibilidade de transporte coletivo urbano no caminho entre a residência e instituição de ensino, dentre outros requisitos.