O vestibular é uma etapa importante na vida dos jovens. São utilizados pelas Universidades públicas e particulares no Brasil vários tipos de vestibulares. Esse é processo seletivo como forma de ingresso e possuí variações que vão desde o uso da nota do ENEM até o vestibular agendado. Para que você entenda mais sobre cada um desses estilos, fique ligado na explicação:
Tipos de vestibular
Vestibular tradicional: este é o mais conhecido. Aqui as provas são presenciais, com questões referentes ao ensino médio, que podem ser objetivas, discursivas, ou uma mistura das duas. Também é solicitada uma redação. Os alunos realizam as provas nos mesmos dias e horários, que podem ser de uma única fase ou duas. Alguns cursos exigem uma avaliação de Habilidades Específicas. O vestibular tradicional pode ser realizado uma ou duas vezes por ano, o que muda de Universidade para Universidade.
Vestibular agendado: nesse tipo de processo seletivo o candidato é quem decide o dia e a hora que fica melhor para fazer a prova, a partir das opções fornecidas. O tipo de prova varia dependendo da faculdade escolhida. Um detalhe é que no vestibular agendado, a prova pode ser realizada por computador, e as questões são oferecidas eletronicamente. Vale salientar que este tipo de processo seletivo é usado apenas por faculdades particulares.
Vestibular seriado: o PPS (Processo Seletivo Seriado), ou conhecida popularmente como avaliação seriada, não exige o vestibular tradicional. Aqui as provas são realizadas a cada ano do ensino médio, totalizando em três exames. Cada uma das provas alia apenas o conteúdo estudado naquele ano, e uma redação. Os candidatos fazem a inscrição para esse tipo de vestibular ainda no primeiro ano do ensino médio e no último ano escolhe o curso que deseja estudar. Este tipo de processo seletivo pode ser utilizado por Universidades particulares e públicas.
ENEM: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser utilizado como complementação do vestibular tradicional ou como uma maneira de ingresso independente do exame. As instituições que usam a nota do ENEM pode complementar a prova em porcentagens variadas ou substituir uma das fases do vestibular. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado ainda para o Sistema de Seleção Unificada e Programa Universidade para Todos, que usam, exclusivamente, a nota do ENEM para selecionar candidatos. As datas de inscrições são divulgadas pelo MEC.