fbpx

7 benefícios de estudar em universidades federais

Prestar vestibular é um passo importante na vida de qualquer adolescente. São muitas decisões a serem tomadas, desde a escolha do curso até a escolha da universidade. É muito dito que quem faz o curso é o aluno e por isso não importa se a faculdade é particular ou pública. Mas com certeza, há alguns benefícios que só quem estuda nas faculdades federais possuem, por isso listamos alguns para você.universidades federais

Dinheiro

Hoje em dia as mensalidades das faculdades particulares estão cada vez mais altas. Portanto, não ter que pagar para estudar já é uma economia e tanto.

Concorrência

A princípio você pode pensar que a concorrência é uma vilã, mas na verdade ela pode ser uma aliada. A grande concorrência para passar em um vestibular de uma faculdade federal mostra que só os melhores são aprovados. Você com certeza terá colegas que são mais inteligentes que você, o que é ótimo, pois a troca de conhecimento e informação ajuda bastante no processo de aprendizado.

Tempo integral

A maioria das universidades públicas costuma ter cursos de tempo integral. Ou seja, o aluno passa mais tempo estudando e com isso pode se dedicar mais ao curso.

Professores qualificados

Os professores das faculdades federais precisa fazer um concurso e só depois de passarem estão aptos a ministrarem as aulas. Com isso, a qualidade do ensino é reforçada e o aluno aprende mais.

Mercado de trabalho

Ter uma faculdade pública no seu currículo pode abrir muitas portas para você. As empresas valorizam muito quem estudou em universidade federal porque sabem da qualidade de ensino da instituição e do estudante que conseguiu se formar nela.

Status

Estudar em uma universidade federal te dá certo status. Você passa a se mais respeitado nas rodinhas de amigos e onde quer que você chegar. Quem faz federal é considerado mais inteligente que a média.

Independência

Na universidade federal o aluno se torna mais independente. Os professores não costumam ficar em cima para ver se você está aprendendo ou não. O interesse em estudar tem que partir do próprio aluno.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Rodrigo

Rodrigo

Eu sou escritor do blog Vest Ansioso desde 2015. Minha paixão por compartilhar informações úteis e relevantes sobre como se preparar para o vestibular me motivou a contribuir para essa plataforma incrível.

Respostas de 49

  1. Status ? Que matéria tendenciosa. Estude em uma ESPM, FGV, PUC, IBMEC/INSPER, entre outras para você ver como é ”RUIM”

  2. Não estudo em universidade Federal, não tenho aula em tempo integral e graças a isso consigo trabalhar na área e aprender muito mais do que meus colegas da federal. Não adianta ter status se não tiver experiência e qualificação prática.

  3. A melhor faculdade de medicina do nordeste é uma particular.
    Calem-se please.

  4. Roberto Barbosa De Melo Júnior disse:

    Muitos de particular se sentiram ofendidos kkkkkkkkkk, mas tem que admitir que os de Universidade Pública tem mais moral.

  5. Pois é hahaha

  6. FGV , ok … PUC conheço, tem aqui perto … o resto nunca ouvi falar … mas, PUC amigão ? kkk.

    Estude na USP, Unicamp ( Não são federais em si, mas não são particulares ) , UFMG , UFqualquer coisa, que você vai ver como é “ruim”, aliás, não é preciso pagar nada para estudar lá, e olha que algumas ainda dão moradia, transporte, alimentação, iniciação científica, bolsas para ir para o exterior , e mais um mundo de coisas .

    Existem particulares boas, mas o mundo que gira em torno das federais é bem mais abrangente que o mundo das particulares.

  7. Não sei se em particular tem iniciação científica, e também não sei se tem empresa júnior, muito menos se também participa do programa ciências sem fronteiras ou algum de ”exportação” como tem em universidades federais…

    Mas, acho que dizer que o aluno de federal não saem preparados para o mercado é um puta equívoco ! Podem dentro da própria universidade passar por experiências reais de trabalho, adquirir milhões de vezes mais conhecimento que alguém de particular pela força e a estrutura da instituição, e a universidade não é apenas status, é reconhecida até por você como “maior” porque visivelmente tem maior valor… não se diz uma coisa dessas atoa, e pensando bem, é até legal o status ! 😉

  8. Universidade federal tem muita moral sim, mas nao quer dizer que vai ser melhor que a particular…

  9. JANAINA GABRIELE DOS SANTOS disse:

    Realmente estudar numa FEDERAL dá STATUS sim eu sou a prova disso kk

  10. kkk, super sem noção, professores qualificados ? os professores de particular são tão inteligentes do qe de pública. E existem váriaas, váaarias faculdades particulares que desparam na frente das federais, então não se pode generalizar.

  11. thiago augusto disse:

    estudo finanças na UFC, e se eu tivesse uma bolsa de estudos nessas faculdades( ESPM, FGV, PUC, IBMEC/INSPER ) largaria fácil minha federal , pois essas são as melhores no meu ramo….sendo q a UFC esta entre as 10 melhores federais do Brasil ( e meu curso esta entre os melhores da faculdade),

    me desculpe Pedro mas vc esta errado, esta historia de só por ser federal e bom e não uma verdade plena, pois existem cursos em universidades federais que são de péssima qualidade e existem cursos em instituições privadas de excelência…

  12. Sinceramente, o preconceito da sociedade é notado a partir de publicações como essa. As Universidades Federais é o sonho de muitos brasileiros?! Sim! Todavia, devido ao sistema adotado para o ingresso no ensino superior a pessoa mais qualificada para ocupar a vaga, muitas vezes, não é aprovada (o Enem é um exemplo de prova que não tem muito conteúdo, entretanto está sendo adotada por diversas federais). Logo, todo o suporte oferecido em instituições públicas, é oferecido igualmente nas redes particulares de grande fama, por exemplo a PUC, Mackenzie, EBMSP entre outros; os programas introduzidos são os mesmos – iniciação científica e ciências sem fronteiras . Ao realizar uma publicação na web é primordial o aprofundamento da pessoa que vai escrever sobre o assunto. Não somente ressaltar sua ignorância (preconceito é uma forma de ser ignorante, para mim) e a justificativa dos benefícios de fazer universidade federal ser tão superficial, tal como, adquirir “status” na roda de amigo. Isso só revela que você pode não conhece as universidades federais, como também as particulares renomadas deste país!

  13. Que zueira hein cara? Pelo menos na UFG as empresas vem atrás dos alunos para estagiarem, sem contar nas vagas de estágio dentro do próprio campus, iniciação científica, empresas junior e demais.
    Tô feliz de não poder trabalhar pq estudo em tempo integral.

  14. Eu acho que essa matéria está desatualizada e equivocada.
    Em relação ao Dinheiro, depende muito do curso. Pois com o preço da passagem hoje você consegue pagar uma particular próxima a sua casa. Por exemplo, se eu fizesse Pedagogia na Unigranrio seria muito mais economico que fazer Pedagogia na UFF por exemplo. Para os cursos mais caros como Direito, Engenharia e Medicina, estudar numa pública é uma economia sem igual, mas não se pode esquecer do ProUNI, que aí “dá no mesmo”.

    2- Sobre a Concorrencia, foi um dos maiores equívocos da matéria. Todo mundo sabe que o Exame Nacional do Ensino Médio não mede de forma alguma Q.I. Na verdade, já vi muitas pessoas que regrediram intelectualmente após entrar em faculdade púbica (Dê uma volta nos campus de Ciências Humanas, olha bem a cara das figuras e depois cheque o facebook pra ver como as pessoas eram antes de entrar na faculdade). Tenho amigos que viraram amantes de Marx assim que entraram no primeiro período da faculdade, mas não abrem mão do seu iphone. A concorrencia absurda só mostra a precariedade da inserção do ensino superior no Brasil. Falo isso porque estou no quarto ano de vestibular de medicina e acredite, já vi gente que entrou na faculdade que deu inveja da sorte hahaha.

    3- Tempo Integral? Não são todos os cursos, além de impedir que o aluno consiga trabalhar… Estamos no Brasil, não na Suiça ou Alemanha. As faculdades que são necessárias serem em tempo integral, são em públicas e particulares. Além do mais, tem pessoas que não podem largar seus empregos e passam na pública mas acabam optando por uma particular. Tenho amigas que são Militares e que tiveram que fazer particular.

    4- Professores qualificados – Os mesmos professores que dão aula na UFRJ, UERJ, UFF dão na Unigranrio, Estácio, FESO, Valença… Muito pelo contrário, justamente por não serem concursados que esses professores dobram sua atenção nas faculdades privadas. Não tem essa de faltar a toa, de teimar com um aluno (até tem né, mas é menos) por simplesmente não ir com a cara. Ali ele é contratado para transmitir seu conhecimento, senão o fizer com eficácia, será demitido. Já na publica, ele sabe que “daqui não saio, daqui ninguém me tira”

    5- Mercado de trabalho

    Hoje em dia o mercado de trabalho funciona de duas formas: Q.I e Necessidade de Serviço. Ou seja, Quem Indicou e o quanto o seu serviço pe necessário. Falo isso porque já vi muitos amigos frustrados por serem formados em federais e terem dificuldade para conseguir emprego. E também tenho amigos de faculdade privada e até sem nenhuma graduação ganhando muito bem, obrigada. Durante a faculdade, seja ela qual for, é importante começar a fazer contatos e procurar saber qual área da sua profissão é a mais procurada, para que você possa se tornar o profissional procurado.

    6- Status

    Acredito mais em curso de Status do que em faculdade de Status. O cara que faz Oceanografia, Biblioteconomia na USP nunca será mais bem visto ou desejado que o cara que faz medicina na UNIG por exemplo. E numa boa? Colocar “status” como uma coisa positiva é algo bem bobo rsrs.

    7- Independência

    ” Os professores não costumam ficar em cima para ver se você está aprendendo ou não. ” O nome disso agora é independência? Vou mandar essa pro PT lançar nas próximas eleições.

    (Considerações Finais)

    Sinceramente, acho que fazer uma faculdade pública é ótima porque você simplesmente não tem que se preocupar com mensalidade para assistir as aulas. Mas, essa coisa de “Publica Vs Particular” depende MUITO do curso em questão. Ninguém entra num hospital ou consultório médico e pergunta em que faculdade ele se graduou. Minha Gastro, meu cardio, meu psiquiatra e minha clinico geral são todos formados por faculdades privadas e eu não os troco por nenhum outro médico. Agora, acho que alguns cursos, como as Engenharias, o aluno consegue um benefício maior se estiver numa publica por causa das pesquisas e de todo investimento ao redor dessa área. Nesses Quatro anos de vestibular de medicina, tendo uma irmã formada na uerj, pós graduada na federal e um irmão estudando na federal e posso afirmar que primeiro você escolhe o CURSO depois vem a FACULDADE. Porque é o curso que vai determinar qual faculdade será melhor alí. Todos nós queremos entrar numa publica, ninguém quer dar dinheiro para empresário, mas quem tem condições de pagar uma particular é ótimo contar com uma estrutura nova, limpa e organizada. Eu não estou a favor da particular nem contra a publica. Para o curso que eu escolhi, não importa se você faz publica ou particular, emprego tem e sempre terá. Mas para outros cursos a coisa é bem diferente!

  15. Muita gente de Particular se doente por que não consegui entrar!
    O SEU PAI É RICO ! O MEU TAMBÉM ! A DIFERENÇA É O Q.I. QUE A GENTE TEM!

  16. Nossa!!!! Nao poderia concordar mais! Unico comentario sensato! Faço moda e além de só ter na uerj la é horrivel, basicamente historia da arte! Tudo depende do curso!

  17. quer dizer que vc estar em uma publica ou federal faz de vc muito mais inteligente que os outros? acho que a prova de sua ignorancia esta no seu comentario.

  18. Não existe isso que a federal é a melhor, vejam a USP ela é a melhor e nem por isso é federal e sim ESTADUAL. A melhor faculdade de odontologia do norte e nordeste é a FOP- Faculdade de Odontologia de Pernambuco que por sinal também é ESTADUAL !!!

  19. Entrei em uma federal, com certeza era mais difícil que a particular que me formei, sai devido a infra-estrutura da federal, me formei e a empresa que trabalho hoje está entre as melhores do meu ramo de trabalho essa empresa buscou profissionais dentro da minha faculdade “particular” para estágio onde passei no processo de seleção após o estágio fui admitido na empresa. Acredito que muito depende do aluno e de seu foco!

  20. O Nordeste é uma região mais pobre e por isso não deve receber recursos suficientes para federais amigo por isso a particular é a melhor de lá , mas se olharmos em contexto nacional a realidade é bem diferente.

  21. Nicolas Lima dos Santos disse:

    Independentemente de universidade federal (publica) e privada ambos tem o mesmo pré-requisito para poderem estar atuando perante as normas exigidas pelo MEC.
    Então penso eu, quem faz a instituição boa ou ruim, são os acadêmicos!

  22. Dependendo do curso algumas particulares são mesmo melhores, e a melhor universidade do Brasil não é federal (USP). Entretanto, quando se pega um contexto geral (e nesse caso generalizando sim, porque pode), as medias de qualidade das federais são superiores as outras. Gente que está defendendo com unhas e dentes o contrário, é porque não conseguiram entrar em uma Federal.

  23. Estou no último ano em uma universidade federal, em que meu curso existe há quase 30 anos, mas já estudei em universidade particular também, fazendo o mesmo curso. A infra-estrutura da UF é imensamente maior. Porém existem exceções e também variam de curso pra curso. Uma UF recém instalada, por exemplo, ainda vai levar tempo para melhorar e aumentar os laboratórios e equipamentos. Além disso, em UF tsmbém existem professores ruins, assim como em particulares existem os bons, apesar de o sistema de avaliação de UFs ser bem mais rigoroso e exigente (ressalto: pela experiência que tive em ambas).
    Cito um exemplo: um ex-colega da particular que estudei, formou e conseguiu mestrado na UFMG.
    Portanto, acredito que quem quer realmente aprender e estudar, vai correr atrás. A estrutura da universidade e os professores interferem, sim, mas tudo vai depender do empenho do aluno. Se o professor é ruim, o aluno que quer aprender vai atrás de outras alternativas. É aquele ditado: quem não senta pra aprender, jamais ficará de pé para ensinar.

  24. Sou formado na UNICAMP, li esse texto e também o que defende as faculdades particulares, e é um mais patético que o outro. Desde quando status quer dizer alguma coisa? Primeira coisa que eu aprendi depois que entrei na faculdade foi que nome de universidade não significa nada. Quem escreveu isso? hahaha

  25. Lucas says:
    at
    Muita gente de Particular se doente por que não consegui entrar!
    O SEU PAI É RICO ! O MEU TAMBÉM ! A DIFERENÇA É O Q.I. QUE A GENTE TEM!

    Você cursa que curso???
    Venho falar de Q.I então deve ser um grande curso, afinal nas federais está virado em cursos muito fácil de entrar, tira medicina que tem utilíssima concorrência o resto não tem grande disputa.Já comparando federal x particular, tudo depende do aluno e de cada universidade, tem aluno em particular que tem mais conhecimento do que qualquer um em federal, apenas optou por fazer particular, não da pra generalizar, e sobre o mercado de trabalho, você que escolhe o curso, tem curso que você da um chute em um lata e sai dez profissionais com graduação.

  26. O melhor aluno é aquele que estuda é aprovado, e curte a vida depois de estar plenamente bem projetado e organizado.

  27. Que shit de matéria! Conheço muita gente da particular que deixa essa galera das federais que é metida a besta parecerem asnos, e tenho colegas que têm QI de uma azeitona e me pergunto até hoje como conseguiram entrar na universidade. Estudo na UFMG que é reconhecida nacionalmente, se eu tivesse dinheiro pagaria uma particular tranquilamente e viveria feliz, parece que quem escreveu essa matéria ainda nem terminou o ensino médio, vive em uma bolha.

  28. Eu , particularmente, prefiro particular. Não tem greves, estrutura muito melhor, os melhores laboratorios, bibliotecas ammpliadissimas. Então, acho que acaba sendo melhor em questão de ensino, pelo menos em questão de greve.

  29. Despeito rolando solto. Conheço gente da PUC que foi pra federal e afirmam que era uma piada perto da federal. Qualquer federal é melhor que particular. Isso é um fato. O resto é mentira.

  30. Não significa? Tu não te formou provavelmente. Tenta conseguir um emprego um uma particular TOP. É quase impossível. Na federal quase todos os alunos (senão todos) saem bem empregos. Acho que tu não faz UNICAMP.heheh Mentira tem perna curta.

  31. *com uma

  32. Não significa? Tu não te formou provavelmente. Tenta conseguir um emprego com uma particular TOP. É quase impossível. Na federal quase todos os alunos (senão todos) saem bem empregados. Acho que tu não faz UNICAMP.heheh Mentira tem perna curta.

  33. Sem falar da dificuldade. A federal é sempre muito mais difícil que a particular. É incomparável…

  34. Não significa? Tu não te formou provavelmente. Tenta conseguir um emprego com uma particular TOP. É quase impossível. Na federal quase todos os alunos (senão todos) saem bem empregados. Acho que tu não faz UNICAMP.heheh Mentira tem perna curta.

  35. Uma federal recém criada é muito melhor que uma particular. Não tem nem comparação. As piores provas aplicadas na particular são mais fáceis que as mais fáceis aplicadas na federal. Tem uma galera que não tem ideia de nada postando. A fama das federais é merecida.

  36. Só discordo de uma coisa, que é sobre os professores, porque isso de que ele dá mais atenção na faculdade particular do que na pública não é regra, até porque eu fiz ensino médio em uma federal e meus professores eram ótimos, nenhum deixava de dar aula ou coisa do gênero, além de que o professor em uma pública pode fazer com que o aluno se vire, até porque para a universidade pública, não há problema se o aluno quer reprovar e pegar dp e até mesmo sair, agora na particular tem, porque é um a menos que está pagando. Além disso, nem todos professores que dão aula na pública podem dar aula na particular, pois muitos possuem regime de dedicação exclusiva, então não tem como ele dar aula em uma pública ou privada, a não ser que ele seja substituto, sendo que o substituto, dependendo da universidade, o edital pode ser diferente com menos requisitos.
    Muitas vezes o que tem acontecido é que os alunos que não tiveram uma boa educação de base (ensino fundamental e médio) entram em uma particular por ser mais fácil e pra ele se manter lá ele tem que trabalhar (não é regra, mas muitos casos são como estes), então a dedicação é bem menor, comparado ao cara que está em uma federal ou estadual, que fica o dia inteiro na universidade e se quiser continuar vai ter que ralar, mas como você disse, o problema é que ele fica o dia inteiro, o que fica difícil de ele conseguir emprego e por isso existem auxílios, além de que o aluno pode pegar bolsas de iniciação científica.

  37. Atualmente estudo na universidade federal do abc, sinceramente a estrutura é boa entretanto o curso não é “tudo isso” dentro do mercado de trabalho. Se eu tivesse opção claramente sairia de lá e entraria em uma particular renomada no curso que estou fazendo (economia), faço federal pois não tenho grana pra pagar, não pra “ostentar” que estudo lá. Quem escreveu este post pelo visto gosta de generalizar as coisas -sem ao menos pensar em diversas variáveis que devem ser pensadas na hora de escolher um curso superior-.

  38. Esse motivo 6… Conheço muitas pessoas assim. Sinceramente? Passam mais tempo se exaltando do que estudando. Coitado do que pensa que universidade pública abre as portas magicamente pra pessoa e só por isso é melhor que todos. Ah, e sim, tb faço federal, não é inveja ou algo do tipo :*

  39. Estudo em uma universidade particular, a melhor de Manaus! Passei na UFAM para o curso de direito, porém não quis pois as aulas começariam em abril. Isso é ser uma faculdade de melhor qualidade? Isso é uma falta de respeito com os alunos que são obrigados a estudar aos sábados devido às greves! A universidade particular onde estudo aprova mais do que a ufam no curso de DIREITO.

  40. Seja qualquer universidade brasileira, mesmo a USP que está entre as 100 melhores do mundo é UMA VERGONHA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA QUE COLOMBIA,PERU, ARGENTINA, CHILE TENHAM PRÊMIOS NOBEL EM DIFERENTES ÁREAS, enquanto o Brasil continua virgem

  41. Seja qualquer universidade brasileira, mesmo a USP que esta entre as 100 melhores do mundo, É UMA VERGONHA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA QUE COLÔMBIA, ARGENTINA, CHILE, PERU TENHAM PREMIOS NOBEL EM DIFERENTES ÁREAS E O BRASIL CONTNUA VIRGEMM

  42. Cara to me achando agora… Sou um aluno de engenharia de produção da UFV (Universidade Federal de Viçosa) que de acordo com o ranking do MEC é a sexta melhor do país!!!

  43. Bom , primeiramente eu até concordo que estudar em uma Universidade Federal dá status, e com certeza é econômico, mas isso não quer dizer que as pessoas, os acadêmicos, sejam melhores que qualquer outro, pois o que conta é o empenho pelo estudo e a vontade, independente da onde esteja o individuo, por que o prestígio pode ser o que te faça bem hoje, mas a capacidade e a sua qualidade como pessoa é o que conta, do que adianta estudar em Federal se o que te interessa é o status, aqueles que estudam em Universidades públicas e se importam em estudar merece sim os parabéns por ter passado, mas estes que se importam com o Status, um item no minimo imbecil adicionado a esta lista, sinto muito, pois o verdadeiro desafio será mostrar a sua capacidade própria, e não ser apenas um representante assíduo da instituição.

  44. Letticia Brito da Silva disse:

    As universidades federais, estaduais, enfim, públicas além de status tem maior qualidade de ensino. Neste site mesmo tem um link sobre as melhores faculdades públicas do Brasil. Não significa que as particulares são ruins, mas não tem comparação com as públicas. Não é uma questão de preconceito… É um conceito mesmo, que não sou eu e nem quem fez a matéria que está afirmando, são dados estatísticos que comprovam. Quem tem no curriculo uma faculdade pública passa na frente de um que tem particular (dependendo da particular) só por conseguir passar vê-se que ele é uma pessoa mais esforçada e que procura o melhor.

  45. Calvin Harris disse:

    UFV é top dms!!! Engenharia Agrícola!!!

  46. Stephan W. Littig disse:

    Não está sendo dito que, todos os cursos das federais são melhores que os cursos das privadas!! Mas sim, a MAIORIA dos cursos oferecidos em instituições públicas, principalmente federais,são de melhor qualidade comparados aos oferecidos em instituições particulares. Tem muitos cursos incomuns, por exemplo Desenho Indústrial, que só tem em uma federal do Brasil, mas que não é tão bom como o oferecido pela Mackenzie.
    Portanto, não podemos negar que as Federais oferecem muito mais programas e oportunidades de crescimento estudantil, do que as particulares.
    Você fala isso, por que não teve capacidade de ser aprovado numa pública!

  47. Aí você não sabe qual semestre está, e quando tem aulas, pois é greve todo ano… Além da péssima infraestrutura, bater no peito porque estuda em uma federal não faz ninguém ser melhor que ninguém, é no mercado de trabalho, experiência e dedicação torna um profissional decente, independente se é particular ou federal.

  48. Fúlano Detals disse:

    Claro que existem excelentes universidades particulares e excelentes alunos nelas, entretanto, são minoria. Os mais inteligentes se encontram em universidade pública, isso é um fato. Se universidade pública não fosse tudo isso seria fácil entrar.

Deixe um comentário