Oportunidades estão crescendo para brasileiros em busca de bolsa de estudos no exterior.
Estudar no exterior representa o sonho de muitos brasileiros e as oportunidades estão cada vez mais fáceis e próximas, basta pesquisar e ir atrás do seu sonho. Uma bolsa de estudos no exterior exige uma série de detalhes e documentos, mas há uma grande variedade de sites e programas que ajudam neste processo. O programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do governo federal em parceria com instituições nacionais e estrangeiras, é uma excelente oportunidade para os jovens brasileiros. Ele tem como objetivo promover a expansão das áreas de tecnologia, ciência e inovação através do intercâmbio e da troca de experiências, tanto para alunos de graduação, quanto para mestrado e doutorado.
Se você está buscando como conseguir uma bolsa de estudos no exterior, fique de olho neste programa que abrange as seguintes áreas: formação de tecnólogos; energias renováveis; biotecnologia; biologia, ciências biomédicas e da saúde; fármacos; tecnologia mineral; produção agrícola sustentável; nanotecnologia e novos materiais; ciências do mar; novas tecnologias de engenharia construtiva; petróleo, gás e carvão mineral; ciências exatas e da terra; engenharias e demais áreas tecnológicas; indústria criativa; tecnologia aeroespacial; biodiversidade e bioprospecção; computação e tecnologias da informação; e tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais. O programa ajuda com as despesas de passagem aérea, acomodação, seguro saúde, etc.
Na hora de pesquisar como conseguir bolsa de estudos no exterior, outra dica é selecionar o país ou universidade de destino e entrar em contato diretamente com a instituição. Atualmente, muitos países e universidades possuem programas de bolsas para estudantes latino-americanos. No momento de ir atrás de como ganhar uma bolsa de estudos no exterior procure ainda a orientação dos seus professores e da sua universidade para encontrar as melhores oportunidades e aquelas que mais se encaixam no seu perfil e na carreira que você deseja seguir. Para instituições de ensino superior na União Europeia, por exemplo, o Erasmus Mundus oferece três programas de bolsas: Preciosa, Babel e Mundus Lindo.
O Instituto Camões, ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, também tem programas para pesquisadores, graduados e estudantes de outros países que desejam conhecer a cultura portuguesa. Aqueles que querem se especializar no Reino Unido devem visitar o site do Programa Chevening, que fornece ajuda para profissionais que buscam fazer pós-graduação em instituições britânicas. Para os interessados em ganhar uma bolsa de estudos no Japão, o programa Monbukagakusho, dividido em seis modalidades, concede bolsas de graduação em instituições japonesas. É preciso dominar japonês ou inglês.
Independente do programa ou da instituição que você selecionar, alguns pontos são fundamentais, como ter um bom histórico escolar, participação em pesquisas e projetos de extensão, domínio do idioma em que as aulas são ministradas, afinal, a maioria das entidades exige teste de proficiência na língua, e carta de recomendação. O importante é ficar sempre de olho nas oportunidades de bolsas de estudo no exterior, pois a cada ano surgem novas possibilidades.