fbpx

12 erros de português mais cometidos no vestibular

Até para nós, brasileiros, o português tem termos que nos confundem a todo instante. Os erros são encontrados com mais frequência na hora de escrever. Nas redações de vestibulares e ENEM, os erros de português encontrados não são apenas ortográficos, mas também de concordância, crase, acentuação, uso do hífen e outras regras que, muitas vezes, confundem os candidatos.

Veja os erros de português mais cometidos no vestibular:

erros de portugues

1- MAS E MAIS: o Mas, é uma conjunção com definição de oposição ou advertência. O Mais com a letra i é o mesmo do sinal +, com significado de quantidade.

2 – MAL E MAU: Mal é oposto de bem e mau de bom. Assim: mau menino (bom menino), mal feiro (bem feito).

3 – “Porisso”. O correto é, por isso. Por isso, são duas palavras. Devem ser usadas separadamente.

4- Mim: Muitas pessoas utilizam o termo ‘Mim ajuda’ no lugar de ‘Me ajuda’. Não se deve fazer uso do pronome Mim antes de qualquer verbo

5- Ditongos ‘ei’ e ‘oi’ perderam o acento nas palavras paroxítonas. O correto agora é: ideia, geleia, Coreia, boia, joia, jiboia.

6- Pleonasmo: “Vamos criar novas ideias” Está incorreto, pois criar e novas representam a mesmo sentido. O correto é utilizar apenas uma das duas palavras.

7- Sobre e Sob: “Ficou sobre a mira de um revólver”, o correto é sob que significa debaixo de algo. Sobre é o mesmo que em cima de algo ou a respeito.

8- Derrepente: o correto é de repente. Essa locução adverbial é escrita separada.

9- Começei: a escrita correta é comecei, com C. Vale lembrar que o uso de Ç não acompanha vogais E e I.

10- Em vez de / Ao invés de: vale lembrar que ‘em vez de’ significa substituição. E ‘ao invés de’ indica apenas o contrário. “Ele comeu carne em vez de ovos” e “Ao invés de sair, entrou”.

11-Menos e Menas: O correto é menos, que é um advérbio que não sofre flexão de gênero, Menas é INCORRETO.

12- Uso dos Porquês: Por que (por qual razão no início da frase e por qual motivo no meio da frase); Por quê (utilizado antes de qualquer ponto, tem que ser acentuado); Porque (conjunção casual ou explicativa, utilizada no lugar de Pois, Uma vez que…); Porquê (substantivo que tem significado de motivo e razão).

100 Erros mais comuns na língua portuguesa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Picture of Rodrigo

Rodrigo

Eu sou escritor do blog Vest Ansioso desde 2015. Minha paixão por compartilhar informações úteis e relevantes sobre como se preparar para o vestibular me motivou a contribuir para essa plataforma incrível.

Deixe um comentário