fbpx

Vestibular CESPE – Provas, Edital e Gabarito

Neste artigo eu vou te mostrar sobre o Vestibular CESPE e a Fundação CESPE, empresa que aplica e administra as provas para o ingresso no Ensino Superior.

Então, se você acabou de concluir o Ensino Médio ou está quase para se formar, ou é um jovem adulto querendo se recolocar no mercado de trabalho com uma nova profissão, estudar um curso superior na CESPE pode ser uma boa pedida para você.

Informações sobre o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UNB)

CESPE VESTIBULAR

Sobre o CESPE

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) é uma associação civil de direito privado criada para dar continuidade aos trabalhos do antigo CESPE/UNB, que era integrante da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

O CEBRASPE promove concursos públicos para todo o território nacional, as provas do Programa de Avaliação Seriada e as provas do vestibular da Universidade de Brasília. Ele aplica também as provas do ENEM em metade do Brasil.

Curiosidade sobre o CESPE: alguns concurseiros lançam ou creem em boatos que a CESPE tem a banca mais temida dos concursos públicos. Esta fofoca também se alastrou entre alguns vestibulandos da CESPE – alegam sobre a dificuldade das provas aplicadas.

Mesmo que haja uma dificuldade de fato, os bons resultados de uma avaliação dependem do desempenho, esforço e estado psicossomático (estado físico e mental) do avaliado.

Sobre a Universidade de Brasília (UNB)

A UNB foi fundada em 1962 pelo antropólogo Darcy Ribeiro, pelo educador Anísio Teixeira e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, dois anos depois da inauguração de Brasília. A instituição está localizada ao lado da Esplanada dos Ministérios.

Apesar da UNB ser regida por seu inovador Plano Orientador até os dias de hoje, só a partir de 1984 que ele começou a ser realmente seguido. A faculdade sofreu duramente com o controle do regime militar instaurado no Brasil, incluindo demissão voluntária em massa dos professores e prisão e morte de estudantes.

A redemocratização da Universidade de Brasília, após o fim da ditadura militar, resgatou a sua prosperidade implícita em seu Plano Orientador: aumento do acervo da biblioteca, modernização dos equipamentos, aumento das ofertas de bolsas para estudantes carentes etc.

Cursos ofertados pelo CESPE

Como citado anteriormente, o CESPE apenas aplica o vestibular da UNB. Então, as informações sobre cursos a seguir são referentes à Universidade de Brasília.

A UNB conta com quatro campi: Brasília – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina, além de sua Fazenda Água Limpa. Em todas as unidades da UNB são oferecidos mais de 70 cursos presenciais de graduação, além de cursos de pós-graduação e cursos a distância.

Você pode consultar o site oficial da UNB para saber todos os cursos ofertados pela instituição de ensino brasiliense, mas neste artigo eu vou te dar um panorama do portfólio da universidade.

Os cursos presenciais de graduação da UNB incluem os tradicionais como o de Administração, o de Pedagogia e o de Direito, e os mais modernos como o de Engenharia Aeroespacial e o de Biblioteconomia. Na pós-graduação, a UNB oferece cursos como o de Bioética e o de Psicodinâmica do Trabalho.

A Universidade de Brasília também oferece os seguintes cursos a distância:

  • Licenciatura em Artes Visuais.
  • Licenciatura em Biologia.
  • Licenciatura em Educação Física.
  • Licenciatura em Geografia.
  • Licenciatura em Letras.
  • Licenciatura em Música.
  • Licenciatura em Pedagogia.
  • Licenciatura em Teatro.
  • Bacharelado em Administração Pública.

Fazendo a sua inscrição para o Vestibular CESPE

Apesar do CESPE não ser uma universidade e antes prestar serviços para a UNB, é pela Fundação CESPE que você deve fazer o vestibular para ingressar na Universidade de Brasília. Na página dedicada da Fundação CESPE você pode se informar sobre o processo para se inscrever.

A página em si mostra as inscrições abertas, as fases em andamento e também os dados sobre o SISU/MEC (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação), que permite o ingresso na UNB através da nota do ENEM.

Você deve clicar ou tocar em um link na página para ver mais informações sobre o assunto escolhido, como os editais em PDF e links para o preenchimento de formulários online para inscrição no vestibular.

Informações sobre o Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Se você é estudante de qualquer ano do Ensino Médio, você pode tentar se inscrever no Programa de Avaliação Seriada da UNB em vez de tentar o tradicional vestibular CESPE ou o ingresso via classificação pelo ENEM.

O PAS consiste de três etapas, uma em cada ano do Ensino Médio. Você faz uma prova de conhecimentos, elaborada em perspectiva interdisciplinar, e uma redação. As notas das etapas são somadas e, conforme o resultado, você se classifica e garante uma vaga em um curso da UNB escolhido anteriormente.

Um ponto interessante do sistema do PAS é que você pode se inscrever nele em qualquer ano do Ensino Médio, mas quando você ingressa no PAS no segundo ou terceiro ano, as notas das etapas anteriores são consideradas como zero.

Se você não conseguir ingressar na UNB pelo PAS, poderá tentar o Ensino Superior fazendo o ENEM ou participando do vestibular tradicional da instituição de ensino.

Para você saber mais detalhes sobre o PAS, como se inscrever, os critérios de classificação e outros dados relevantes, visite a página dedicada do programa no site da CESPE.

Resumo do artigo

Você aprendeu neste artigo o funcionamento do Vestibular CESPE. Você conheceu a Fundação CESPE, empresa que gerencia as provas da UNB.

Você conheceu também um pouco da Universidade de Brasília e seus cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, viu como se inscrever no vestibular pelo CESPE e consultar os editais em aberto.

Por fim, aprendeu sobre o Programa de Avaliação Seriada da UNB e como se informar mais a respeito do sistema do PAS.

Você gostou deste artigo? Sim? Então que tal compartilhar seu elogio ou uma sugestão? Não gostou porque tem alguma dúvida ou mesmo alguma crítica deste texto? Use o espaço abaixo para expressar a sua opinião com os outros leitores. Eles agradecem!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...