fbpx

Memorizar Um Conteúdo Rapidamente: 7 Formas Divertidas!

Memorizar um conteúdo rapidamente é de grande importância para quem planeja prestar um vestibular ou fazer o ENEM.
Porém, essa habilidade ainda pode ser usada em outras áreas, como para fazer trabalhos, estudar para provas, fazer apresentações, falar em público, etc.

Memorizar um conteúdo rapidamente


Porém, nem sempre aprendemos da melhor forma maneiras de memorizar um conteúdo rapidamente. Por isso, daremos hoje x dicas para que você tenha mais prazer na hora de estudar e memorizar um conteúdo, seja ele mais urgente ou não.
Confira!

1. Crie Mapas Mentais

Os mapas mentais nada mais são do que uma forma de representar de forma resumida, porém mais completa, todo um conteúdo que precisa ser memorizado.
Você pode usar um papel, uma cartolina ou uma planilha online e utilizar várias cores, setas, nuvens, balões, desenhos, tudo que interligue as informações.
Mapas mentais são muito eficazes para fixar um conteúdo mais específico na cabeça. E pode te ajudar bastante na hora de fazer uma prova!

2. Crie História

Uma forma criativa e divertida de memorizar um conteúdo rapidamente é criar histórias. Você pode criar músicas também. E elas podem ser sem pé nem cabeça. Você pode criar a coisa mais maluca que poderia imaginar.
O objetivo é fazer disso algo engraçado e divertido, e que não seja entediante na hora em que você precisar estudar.

3. Ensine Alguém

Ensinar alguém pode ser mais divertido do que você pensa. Você não precisa fazer disso uma aula chata e entediante.
Você pode criar seus próprios métodos e utilizar até mesmo as músicas ou histórias que criou para ensinar.
Além disso, ensinar uma pessoa é a melhor forma de aprender. É uma das formas mais eficazes de memorizar um conteúdo rapidamente.
Se você puder, ensine esse conteúdo para uma pessoa que não entenda muito sobre o assunto. Vai ser a melhor forma de você se forçar a ensinar tudo o que precisa e dessa forma enraizar o conhecimento no seu cérebro.

4. Assista Filmes

Uma forma muito divertida de memorizar rapidamente um conteúdo é assistir filmes, séries ou vídeos educativos.
É uma forma de aliviar um pouco o estresse e sair um pouco dos livros quando a vista já estiver cansada.
Além disso, vídeos e filmes podem ser muito mais eficientes para pessoas que têm uma memória visual mais aguçada. É uma excelente forma de criar associações no seu cérebro, o que será bastante útil quando você tiver que fazer uma prova ou apresentar um trabalho.
Porém, só assistir vídeos ou filmes não é o suficiente para memorizar um conteúdo rapidamente. O ideal é que você equilibre os vídeos e filmes com livros e apostilas, já que um material pode complementar o outro.

5. Crie Processos Completamente Loucos Para Memorizar Um Conteúdo Rapidamente

Uma forma divertida de memorizar um conteúdo rapidamente é criar associações loucas. Crie formas de lembrar de determinado assunto mesmo que isso seja completamente surreal.
Vou dar um exemplo da tabela periódica para você:
Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra
Os elementos Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio podem virar:
“Bela Magrela casou com o senhor barão ratão”
Ou senão, você sabe qual é a ordem da classificação para categorias espécies e reinos dentro da biologia?
Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie
Ou:
Raio Forte Caiu Ontem e Fez Grande Estrago
Como você pode perceber, não existe limite de criatividade para criar associações. Por mais absurdas que pareçam, use-as, contanto que consiga se recordar do que foi aprendido!

6. Espalhe Cartazes Pela Sua Casa

Outra forma divertida de aprender a memorizar um conteúdo rapidamente é espalhar cartazes pela sua casa.
Escreva em papéis ou cartolinas conceitos importantes de diferentes disciplinas que você precisará ter para memorizar.
Faça um cartaz, por exemplo, só com fórmulas e macetes de matemática. Faça outro cartaz somente com macetes e fórmulas importantes de físicas. Use um terceiro para fazer de química.

Mas não se prenda às exatas. Faça também cartazes de biologia, história e gramática.
O importante é que você use bem os espaços do cartaz para não deixar de colocar um conteúdo importante que realmente precise ser memorizado.
Todos os dias, ao acordar e ao andar pela sua casa, você obrigatoriamente lerá os cartazes, e isso será excelente para você fixar ainda mais o conteúdo.

7. Faça Quizzes

Procure por quizzes na internet sobre algum assunto específico. Ou então sobre conhecimentos gerais.
Jogar esse tipo jogo é uma das melhores formas para memorizar um conteúdo rapidamente. Sem contar que é bem mais divertido do que ficar escrevendo resumos.
Quanto mais pontos você fizer, mais vitorioso se sentirá quando já estiver dominando bem um assunto!

Gostou das 7 dicas de hoje para memorizar rapidamente um conteúdo? Então, deixe a sua curtida abaixo e não se esqueça de compartilhar essa informações importantes com amigos e pessoas que também estejam engajadas em passar em um vestibular!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...