fbpx

10 coisas que inevitavelmente você vai fazer no primeiro semestre da Faculdade

Depois de ter estudado um ano inteiro (mais ainda em alguns casos) para passar o vestibular e, efetivamente, ser aprovado por isso, você se depara com o primeiro semestre de aulas na faculdade. O seu maior sonho de vida profissional está se realizando e tudo que você tem que fazer é estudar, dar o seu melhor para terminar o curso da melhor forma possível, pegar o certificado e exercer sua profissão. No entanto, para muitos, o primeiro semestre de faculdade é muito complicado. Saiba agora dez coisas que os estudantes costumam fazer no primeiro semestre de faculdade.

Receber um trote

primeiro-semestre-da-Faculd
O trote é inevitavel

É praticamente uma regra, faz parte do ritual. Praticamente todas as instituições de ensino superior no Brasil têm trotes para os calouros e é preciso ter cuidado, pois alguns podem passar dos limites. Para sorte dos calouros, a maioria das universidades impõe regras para os trotes.

Receber a carteira de estudante

A carteirinha de estudante é um item muito esperado por quem passa no vestibular. É o documento que dá direito à meia-entrada em jogos de futebol, cinema, shows, e uma infinidade de eventos culturais e esportivos. Ela costuma chegar até meados de maio e os alunos ficam eufóricos com sua chegada.

Aprender sobre métodos de confecção de trabalho e pesquisas

Existe uma matéria em comum em praticamente todos os cursos de todas as universidades brasileiras e do mundo: Métodos e Técnicas de pesquisas e trabalhos. Essa matéria serve para ensinar os alunos que os trabalhos feitos a partir dali deverão seguir regras universais. Referências bibliográficas, capa, contracapa, introdução, conclusão, enfim, tudo deve seguir o padrão.

Pensar em desistir

O primeiro semestre costuma ser importante para que o aluno confirme sua escolha de curso. Para quem se iludiu com as feiras de profissões e descobriu que o curso escolhido não era tudo aquilo, este é o momento de desistir. Trocar de curso ou simplesmente abandonar o barco e tentar outra coisa no ano seguinte, são as opções.

Fazer alguma atividade extracurricular

O primeiro semestre marca a apresentação de empresas juniores, Centros Acadêmicos e Atléticas. Tudo isso é considerado atividade extracurricular e dá a oportunidade aos alunos de aproveitarem mais do que a universidade pode oferecer, além de possibilitar atividades adjacentes para a carreira de cada um.

Se preocupar com as horas complementares

Todo curso possui uma quantia de atividades complementares obrigatórias para cada aluno. Estágios, cursos de idiomas, atividades extracurriculares e muitas outras coisas contam como horas complementares. No entanto, a quantidade é alta e se o aluno não tiver todas elas, pode não receber o certificado. O aluno geralmente pensa nestas horas complementares apenas no primeiro e no último semestre.

Fazer novos amigos

Isso é meio óbvio, mas os amigos feitos neste período serão aqueles que permanecerão para o resto de sua vida.

Decidir sua especialidade

Talvez isso não aconteça no primeiro semestre, mas a chance é grande. A maioria dos cursos permite que os alunos escolham entre várias especialidades. Este é o momento mais comum para isso.

Ter o primeiro porre da vida

Geralmente os jovens começam a ir a festas noturnas quando chegam à faculdade. E no primeiro semestre é quando elas acontecem com mais frequência. Logo, o primeiro porre é consequência.

Criar um grupo

Você irá se aproximar de um grupo e passar a fazer os trabalhos com este grupo. E isso geralmente dura até o final do curso.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...