Vagas Abertas MedioTec 2017: Como vai funcionar o novo programa do governo?

0
191
MedioTec 2017

Com a reforma no ensino médio, os estudantes brasileiros terão liberdade para escolher a trajetória da formação de acordo com os seus objetivos. É aí que surge o Mediotec, que fortalece a formação técnica e profissional integrada.

Vagas Abertas MedioTec 2017

Vagas Abertas MedioTec 2017

Na prática, os alunos farão aula do ensino médio e de ensino profissional no mesmo dia. A ideia é que os alunos saiam da escola com uma formação que o possibilite entrar no mercado de trabalho em tempo integral.

O Mediotec é uma continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2017, o programa oferecerá 82 mil vagas por todo o país. Quem optar pelo Mediotec terá um certificado duplo de ensino médio e nível técnico.

Ainda não foram divulgados todos os cursos que serão oferecidos no Mediotec, o que se sabe é que são da modalidade de técnico de nível médio concomitante. Além disso, a previsão é de que os cursos sigam o mesmo padrão do Pronatec.

Então, os cursos técnicos, que serão ofertados pelo programa MedioTec, valorizarão os seguintes eixos tecnológicos: controle e processos industriais, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, ambiente e saúde, entre outros.

Cursos divulgados

Alguns cursos técnicos já foram divulgados, como: arte dramática, design de interiores, design de joias, design de moveis, documentação musical, fabricação de instrumentos musicais, instrumento musical, modelagem do vestuário, processos gráficos, produção de áudio e vídeo, produção de moda, publicidade, rádio e televisão, dentre outros.

Os cursos técnicos Mediotec são de longa duração, por isso possuem uma carga horária mínima de 800 horas. Os cursos deverão ser disponibilizados para 18 estados brasileiros e para o Distrito Federal. Serão priorizadas as regiões com déficit de educação.

A quantidade de vagas deve ser distribuída em processos seletivos de diversas áreas. Mas, serão disponibilizadas no segundo semestre deste ano. O prazo de inscrições também não foi informado, o que deve ser realizado nos próximos encontros do Ministério da Educação.