A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) foi criada no dia 14 de dezembro de 1960 pelo professor José Mariano da Rocha Filho. Ao longo de sua história, a comunidade universitária conquistou grandes avanços para a UFMS, com destaque para os vários projetos realizados, visando sempre o progresso da sociedade.
Data de inscrição Vestibular UFSM 2015
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu início hoje no dia 20 de agosto, ao período de inscrições para o Vestibular 2015. Os candidatos podem se inscrever no Processo Seletivo Seriado (PSS) ou no Processo Seletivo Único (PSU) até o dia 22 de setembro.
A taxa de inscrição é de R$ 95 para o PSU e de R$ 45 para o PSS. Pedidos de isenção de taxa serão recebidos até o final do mês de agosto. Podem solicitar o beneficio pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e candidatos com renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou na rede privada como bolsistas integrais. O resultado sai em 8 de setembro.
Data das provas
O Vestibular 2015 é constituído pelo Processo Seletivo da UFSM (80%) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (20%). Se o candidato participou de mais de uma edição, fica valendo a mais recente. As notas no Enem 2014 só serão incluídas se a universidade tiver acesso à pontuação até o dia 15 de janeiro de 2015. Os testes do PSU e PSS serão aplicados nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em 18 municípios. O candidato do Processo Seletivo Seriado realizará a prova somente no dia correspondente à sua prova seletiva.
Candidatos inscritos no curso de Música fazem o Teste de Habilidades Especificas (THE) nos dias 10 e 11 de novembro, enquanto para Dança ele será aplicado no dia 22. A listagem dos inscritos com os locais de provas será disponibilizada em 10 de novembro.
Gabarito e lista de aprovados UFSM
O resultado do vestibular deve ser publicado em janeiro de 2015. Para outros esclarecimentos, o candidato deve acessar o Manual do Candidato, disponível no site www.ufsm.br. A UFSM cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.