fbpx

Prouni 2015/16- Inscrição, resultado e vagas.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Inscrição do PROUNI 2015

Para efetuar a inscrição no PROUNI 2015, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no ENEM de 2014. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha de outras edições do ENEM.O prazo final para a inscrição dos candidatos ainda não matriculados no curso superior em que deseja ingressar termina no dia 7 de setembro, para cerca de 50 mil bolsas do programa que ainda não foram preenchidas.

Para consultar as instituições e cursos participantes, basta o candidato acessar http://prouniremanescentes.mec.gov.br/consulta/publica.  Para efetuar a inscrição gratuita é preciso entrar na página oficial http://siteprouni.mec.gov.br/. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Quem pode se inscrever no PROUNI 2015

Podem se inscrever no PROUNI, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer pelo menos uma das condições:ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;ser pessoa com deficiência; e ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...