Quantos pontos precisa para passar no Enem. Veja os pontos do seu curso aqui!

11377

Quantos pontos precisa para passar no Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nasceu com a proposta de avaliar a qualidade da educação no Brasil, no entanto, com o tempo o Enem se tornou uma das principais formas de ingresso ao Ensino Superior no país. Além disso a nota do Enem pode ser utilizada para participar de uma série de programas do Governo, como ProUni, Sisu e Fies, além de servir também para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Em cada uma dessas situações é necessário que o estudante obtenha uma nota mínima para a aprovação. É importante ressaltar que o Enem é uma prova que pode ser usada para entrar em vários programas, no entanto, somente fazer o Enem não garante a aprovação em nenhum programa. É preciso que o candidato cumpra alguns requisitos, como renda, escolaridade e claro, uma nota satisfatória para o curso que pretende concorrer.

ponto de corte Enem

1Veja, a seguir, quantos pontos precisa para passar no Enem

É necessário que o candidato tenha um desempenho mínimo de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer se candidatar a uma vaga.  A cada ano, as notas mínimas para aprovação, ou seja, as “notas de corte” variam. Elas também mudam de acordo com a faculdade, turno do curso (diurno, noturno, integral), o tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas) e a modalidade (presencial ou a distância). Segundo o próprio MEC, as notas de corte são apenas uma referência e não garantem a vaga. Na dúvida, é bom saber que quanto maior a sua pontuação no Enem, maiores as chances de garantir uma vaga no ensino superior. Outra importante consideração a ser feita é em situações em que dois candidatos diferentes concorrendo a uma mesma vaga terem a mesma pontuação geral no Enem, então nesses casos, sai na frente quem tiver a maior nota na Redação.