fbpx

Inscrições SISU 2016 abre na Segunda-feira

Inscrições Sisu 2016– Para os estudantes que estão à espera de suas notas do Enem 2015 uma boa notícia: falta pouco! No dia 08 de janeiro (sexta-feira) as notas do Enem 2015 serão divulgadas. E já na semana posterior, os estudantes poderão fazer sua inscrição para as vagas em universidades públicas com as notas obtidas no Exame Nacional, por meio do SISU – Sistema de Seleção Unificada.

inscrição SISU

Inscrições Sisu 2016

Para quem vai buscar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu, poderá fazer a sua inscrição a partir de segunda-feira, dia 11 de janeiro, o sistema ficará aberto para receber as inscrições até dia  14 de janeiro, as 23h59.

Como funciona o Sisu?

Para se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo SISU 2016 é necessário ter feito a prova de ENEM 2015 e ter conseguido uma nota maior que zero na redação. Para os estudantes que estão prestando o exame pela primeira vez, é importante lembrar que o SISU é gerenciado eletronicamente pelo MEC para selecionar alunos de acordo com o resultado do ENEM. Cada estudante pode se candidatar para duas vagas distintas, podendo ser cursos diferentes e em instituições distintas.

Para o aluno ter mais chances de aprovação em algum curso, é possível conferir as notas de corte e mudar a inscrição caso ache conveniente.

Como fazer a inscrição para o Sisu 2016?

As Inscrições Sisu são feitas no site: www.sisu.mec.gov.br,  de 11 de janeiro a 14 de janeiro. Não perca o prazo!  Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2015 com nota maior do que zero na redação. Também é necessário que você tenha em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015. (Quem não tiver os dois números pode recuperá-los no site do exame.) Após acessar a página, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição!

Passo a Passo para inscrição no Sisu 2016

No dia 08 de janeiro, sexta-feira, o MEC irá divulgar as notas do Enem 2015. E já na segunda-feira os estudantes poderão fazer a sua inscrição no Sisu. Para quem está sonhando com a tão desejada vaga na universidade, separamos um passo a passo que irá facilitar na hora de fazer a inscrição.

É muito importante que o aluno conheça as notas de corte e saiba como escolher a primeira e a segunda opção, e a forma de busca dos cursos (instituição, curso ou cidade).

Para não dar bobeira – já que a alta procura costuma fazer o site ficar lento ou até mesmo fora do ar por instantes -, ajudamos você a ficar por dentro de todas as etapas para conseguir completar a inscrição! Confira:

1- Acesse o site do Exame

Entre no site sisu.mec.gov.br  de 11 de janeiro a 14 de janeiro. Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2015 e ter obtido  nota maior que zero na redação. Tenha em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015.

2- Atualize seus dados

Confirme os dados no site, para que o Sisu possa contatar você.  Depois da atualização, você está pronto para começara inscrição. Caso necessite, esses dados podem ser alterados a qualquer momento, na barra superior.

3- Escolha o curso

Logo após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4- Pesquise as vagas

São apenas três maneiras de busca para concluir a inscrição. É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso. No resultado da busca, você conhece os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis. Clique em “Escolher este curso” para continuar.

5- Escolha a modalidade

Logo após, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.

6- Confirme sua inscrição 

Confirme os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu. Veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula. Clique em “Confirmar minha inscrição”.

Na tela “Minha inscrição”, você confere a inscrição que acabou de fazer. Ao final da etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem 2015. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

7- Acompanhe sua inscrição

Fique atento as datas de divulgação dos resultados do Sisu 2016, para que caso você tenha sido aprovado na universidade escolhida na hora da inscrição, você não perca o prazo para enviar a documentação e então realizar a matrícula. Boa sorte!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...