FIES: Aberta inscrições para vagas remanescentes

9

: Começaram nesta segunda-feira (22), as inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2016. O prazo para os estudantes pré-selecionados vai até 28 de agosto, e a partir do dia 26, começam as inscrições para os graduados.

Confira os prazos de inscrição para FIES vagas remanescentes 2016:

FIES vagas remanescentes 2016

26 a 28/08: estudante graduado, pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies 2016/2, que não tenha firmado o contrato de financiamento.

29/08 a 05/09: candidato não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior – IES em que não está matriculado;

02 a 05/09: participante graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado;

29/08 a 02/12: não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado;

02/09 a 02/12: estudante graduado que fizer a inscrição para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.

Os requisitos para o aluno se inscrever no Fies são: Renda de até três salários mínimos e ter participado do Enem a partir da edição de 2010, além de ter nota média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação maior que 0.
O Fies é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores em instituições privadas. O programa dispõe de financiamento com uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do financiamento é estabelecido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta do estudante.

Neste ano, o Fies ofertou 75 mil vagas e é possível participar da seleção fazendo a inscrição por meio da internet, no sistema de inscrições do Fies – SisFies. Após fazer a sua inscrição, é necessário que o estudante faça a validação dos dados no CPSA da instituição de ensino, essa confirmação deve ser feita em até cinco dias imediatamente subsequentes ao da conclusão da inscrição.

O estudante precisa ter em mente que este procedimento garante apenas a expectativa de direito à vaga com financiamento e que a confirmação da vaga depende do cumprimento das regras e demais procedimentos.