FIES 2016– Para os estudantes que desejam obter financiamento estudantil, a espera está quase no fim! A partir do dia 26 de janeiro, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) estará com as suas inscrições abertas. A solicitação poderá ser feita dias após o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorre entre os dias 19 e 22 de janeiro.
O FIES é considerado a melhor opção existente no mercado, em relação a financiamento estudantil, pois a taxa de juros é menor encontrada. Para quem busca o financiamento, as inscrições irão até o dia 29 de janeiro e o estudante precisa ter feito no mínimo 450 pontos em média nas provas do Enem 2015 e não ter zerado a prova de redação. O estudante deve ter ainda renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa. O financiamento vale para cursos de graduação em instituições privadas cadastradas no ProUni.
O Fies financia até 100% do valor da mensalidade em cursos do ensino superior. As prestações do financiamento começam a ser pagas a partir do 19º mês após a conclusão do curso. Em 2010, o governo ampliou o programa com a criação do Fundo Garantidor do Fies. Até então, o aluno era obrigado a apresentar um fiador como garantia de que iria pagar o débito, atualmente já não é exigido fiador, havendo outras possibilidades para os estudantes.