fbpx

9 Diferenças Entre o Primeiro e o Último Ano da Faculdade

O tempo de faculdade nos mostra o quanto evoluímos como estudantes e principalmente, como pessoa. As coisas que fazemos quando entramos para a universidade são mudadas até o final da mesma. Ou as que não fazemos por timidez ou medo que as outras pessoas irão pensar ao respeito, repetimos no final sem medo de ser feliz. Seja pelo motivo de ser veterano ou por estar com o pé praticamente fora da graduação, as coisas mudam com o passar do tempo. Confira as 9 principais diferenças entre o primeiro e o último ano da faculdade.

faculdade No primeiro ano de faculdade se tira xérox até da lista de chamada, se solicitado for. No último ano, sabemos selecionar o material importante e o que realmente iremos utilizar.

No início o medo de conhecer novos lugares e pessoas bate a porta de todo calouro. No final é mais fácil fazer amizades e até mesmo selecionar os amigos que deseja carregar para sempre.

É normal ao entrar na faculdade o aluno se preocupar com a aparência, com a roupa a ser usada, corte de cabelo. No último ano isso será apenas detalhe de maneiras não repetidas.

Entrar e sair da sala de aula quando quiser sem se preocupar com as chamadas ou a aula. Essa é uma atitude que é vista no início da faculdade e que não existe no final da mesma.

Seja pela necessidade de concluir o curso com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou por amadurecimento, mas os trabalhos mal feitos do primeiro ano de faculdade não chegam nem perto dos trabalhos realizados no último ano. Dá até orgulho de ver!

No começo o que você mais deseja é terminar o trajeto, no final o desejo é iniciar o trajeto com a maturidade desenvolvida. A diferença é que você enxerga que poderia ter aproveitado mais do tempo, ter feito as coisas diferentes e vivido sem pressa todas as oportunidades.

O canto no fundão da sala preferido no início do curso é substituído pelo lugar na frente ou no meio da sala. Sim, no final você desejará prestar atenção ao máximo nas matérias.

A maneira como você adorava “causar” nas festinhas ou eventos no primeiro ano é substituída pela forma em que beberá com moderação, fará amizades e evitará brigas.

Por último, as visitas ao bar mais próximo não serão constantes como no início da faculdade. O lugar para faltar aulas, será substituído por um lugar onde acontecem comemorações e reuniões com amigos, mas só após as aulas.

[Dica Bônus] O TCC vai passar a ocupar 1000% do seu dia.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...