fbpx

Redação do ENEM 2014

Redação-no-ENEM-2014Fazer uma boa prova de Redação não quer dizer evitar um ou outro erro de gramática. No geral, a redação precisa expressar um bom entendimento do tema que foi apresentado, conter 2 ou 3 argumentos fortes que evoluam gradativamente, mostrar uma proposta inovadora e ética para resolver a situação problema. A prova deve ser composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Ela deve ter coesão e coerência. Confira alguns erros de português comuns em redações para que você possa evita-los e assim tirar nota mil na Redação ENEM 2014.

1-Onde e aonde

Onde se refere a um lugar. Indica permanência, um local que acontece ou ocorre algo. Uma ideia estática. Costuma vir acompanhado de verbos que demonstram permanência ou estado. Ex: “Onde você está?”

Aonde dá ideia de deslocação. Não é um lugar fixo. Costuma vir acompanhado de verbos que demonstram movimentos,

Ex: “Aonde você irá depois da aula?”

2- Concordância verbal e nominal

A concordância verbal acontece quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.  Há casos especiais, e o candidato deve estudar com atenção cada particularidade. Já a concordância nominal é baseada na relação entre um substantivo – que pode ser pronome, ou numeral substantivo – e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo, como por exemplos adjetivos, artigos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos. Em resumo, trata-se  da relação entre nomes.

3- Gírias e palavras chulas

Estas devem ser evitadas a todo custo. Deixe as gírias para o bate papo na internet com amigos. Adote uma linguagem formal, mas evite palavras complicadas. Seja simples e claro.

4- Primeira pessoa do singular

Não use, de forma alguma o “eu” nas provas de Redação. É válido lembrar que a prova do ENEM é do gênero dissertativo-argumentativo, ou seja, a impessoalidade é predominante. É até aceitável o uso da primeira pessoa do plural, “nós”, porque significa coletividade.

5- Haver e existir

Erro constante nas provas de Redação é o uso dos verbos haver e existir. O verbo Haver no sentido de “existir” é impessoal, ou seja, sem sujeito, dessa foram deve ser usado no singular. Ex: “Nesta curva já houve diversos acidentes”

Já o verbo existir é pessoal e deve concordar com o sujeito. Ex: “Existem vários tipos de caipiras no Brasil.”

Pronto para tirar 1000 na Redação Enem 2014?

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...