fbpx

Professora aponta 8 temas de atualidades que podem cair na redação do Enem 2014

redacao-enem

Redação Enem 2014: Papel da mulher no século XXI
Por se tratar de um tema social, o papel da mulher no século XXI é aposta de professores como tema da redação do Enem e de outros vestibulares há algum tempo. “A mulher está mostrando um protagonismo como atora social, principalmente nas posições políticas, e esse tema ainda não foi cobrado”, comentou a professora. Ainda para a professora, esse tema apresenta uma necessidade de discussão social e “esse tema pode ser articulado com algo como os progressos na sociedade e o problema de que a mulher ainda tem que enfrentar alguns problemas comuns no cotidiano”.

Redação Enem 2014: Os “justiceiros”
Recentemente, observamos no País casos de pessoas que tomaram a justiça para suas próprias mãos. No dia 3 de maio, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi linchada até a morte por moradores do Guarujá que acreditaram que ela sequestrava crianças. Episódios como esse que tiveram grande repercussão de mídia fazem dos “justiceiros” um possível tema pra a redação.

“Acredito que as redes sociais, o papel da mídia e o processo de convocar as pessoas para fazerem justiça com as próprias mãos e afirmarem que o Estado não está presente é uma forma de o Enem tratar o assunto”, disse a professora. “O problema é que essa repercussão faz com que o estudante tenha uma argumentação falha e baseada no senso comum”, completou, destacando que o aluno deve estar bem informado para que o seu texto fuja do pensamento em massa.

Redação Enem 2014: Redes sociais x Direitos Humanos
Outra característica marcante do Enem é o fato de que o exame sempre vai buscar assuntos próximos do cotidiano dos estudantes e não há como negar que as redes sociais estão sempre presentes na vida desses candidatos. A discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos. Segundo a professora, “seria interessante que o jovem estivesse bem informado sobre o Marco Civil da Internet, marco que não foi muito divulgado e que aborda como a neutralidade da rede, o armazenamento de dado e o sigilo só poderiam ser quebrados judicialmente”. Ainda para ela, os estudantes não estão preparados para falar sobre o tema.

Redação Enem 2014: O Futebol
Com os eventos esportivos que acontecem no Brasil em 2014, o futebol torna-se um candidato forte para a redação do Enem. Para a professora Andrea, existem diversas formas de abordar o tema como a sua dimensão cultural e histórica e o futebol como representante de uma sociedade democrática. Outra forma de abordar o tema seria a relação entre o futebol nos dias atuais e o mesmo esporte na ditadura militar. Com os 50 anos do Golpe Militar de 64, a professora acredita que “existe muita possibilidade de que essa relação seja feita. Seria pensar o futebol como método de alienação e o posicionamento das pessoas quanto ao mesmo”.

Redação Enem 2014: Escassez de água
O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. Em 2014, o País está sofrendo com problemas relacionados à escassez de água. Em São Paulo, especialistas se preocupam com o nível das reservas do Cantareira e dizem que no cenário mais otimista essa reserva se esgotará em outubro. “O Enem pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão”, comentou a professora. “O Enem vai trabalhar com uma proposta de intervenção, por isso é importante que os jovens estejam informados sobre o que pode ser feito para amenizar o problema e as discussões que envolvem a utilização do volume morto das respostas, assim como os problemas relacionados à economia”, completou.

Redação Enem 2014: Campanhas de Vacinação
Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que ainda existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. “Este é um tema interessante por ser de saúde pública e o Enem trabalha bastante as questões sobre a sexualidade. É importante refletir sobre as políticas públicas de prevenção às DSTs e encarar esse tema de uma forma ampla”, afirmou a professora.

Redação Enem 2014: Racismo
O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas da professora para a redação do Enem 2014. “Eu acredito que o tema possa cair por vivermos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas”, comentou. A professora de redação ainda acredita que o tema pode ser relacionado ao futebol e à formação de identidade devido aos acontecimentos recentes com o jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

Redação Enem 2014: O Brasil diante dos estrangeiros
O Brasil vai receber um grande número de estrangeiros neste ano devido aos eventos esportivos. Diante disso, a professora também aposta em um tema relacionado à imagem dos brasileiros para esses viajantes. “Como brasileiro quis se mostrar e como ele se mostrou? Qual é a cara do Brasil? O Enem pode cobrar essa relação e o encontro de culturas que acontece em 2014”, concluiu a professora Andrea.

Sobre a redação
O Enem exige que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo. A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos.

Sobre o Enem 2014

As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Com a nota do exame é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Duas novidades foram apresentadas este ano. A Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, vão usar a nota do Enem como processo seletivo. Serão utilizadas as notas das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.

 

Autor: Beatriz Garcea

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...