fbpx

Nota do enem 2014- Como calcular a nota do Enem

Nota do enem 2014- Aprenda a calcular a sua nota

Parece complicado, de início, mas calcular a nota do Enem 2014 não é nenhum bicho de sete cabeças.  A média simples se dá através do cálculo da soma das notas das cinco provas, incluindo a redação, e em seguida, da divisão por cinco. A parte mais complexa é quando uma universidade estabelece um peso especifico para cada uma das provas, logo a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Esse cálculo pode gerar certa confusão, por isso é importante fazer os cálculos com muita atenção.

Nota-do-enem-2014

Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), as instituições determinam o próprio peso de cada prova do exame.

Os pesos estão disponíveis na internet, nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do próprio vestibular.  Já a média simples é utilizada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do SiSU. No caso do ProUni, para que o candidato possa concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média dele seja de pelo menos de 400 pontos, além do fato de que a redação não pode ser zerada. Há também os pré-requisitos de renda, que devem ser observados.

A nota do Enem 2014 deve ficar parecida com a dos anos anteriores quando a média dos exames era próxima dos 500 pontos. Quanto mais longe a nota do candidato for deste número para cima, maior é o desempenho obtido em relação à média dos outros participantes. Essa mesma lógica vale para desempenho que seja menor que 500, significa que o desempenho foi pior em relação ao obtido pela média.

A prova do Enem é composta por cinco notas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, além da média da redação. Para se obter o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas utiliza-se da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O objetivo dessa metodologia é medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. Mas, no caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem antigo, da forma tradicional.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...