Nota do enem 2014- Como calcular a nota do Enem

1211

Nota do enem 2014- Aprenda a calcular a sua nota

Parece complicado, de início, mas calcular a nota do Enem 2014 não é nenhum bicho de sete cabeças.  A média simples se dá através do cálculo da soma das notas das cinco provas, incluindo a redação, e em seguida, da divisão por cinco. A parte mais complexa é quando uma universidade estabelece um peso especifico para cada uma das provas, logo a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Esse cálculo pode gerar certa confusão, por isso é importante fazer os cálculos com muita atenção.

Nota-do-enem-2014

Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), as instituições determinam o próprio peso de cada prova do exame.

Os pesos estão disponíveis na internet, nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do próprio vestibular.  Já a média simples é utilizada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do SiSU. No caso do ProUni, para que o candidato possa concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média dele seja de pelo menos de 400 pontos, além do fato de que a redação não pode ser zerada. Há também os pré-requisitos de renda, que devem ser observados.

A nota do Enem 2014 deve ficar parecida com a dos anos anteriores quando a média dos exames era próxima dos 500 pontos. Quanto mais longe a nota do candidato for deste número para cima, maior é o desempenho obtido em relação à média dos outros participantes. Essa mesma lógica vale para desempenho que seja menor que 500, significa que o desempenho foi pior em relação ao obtido pela média.

A prova do Enem é composta por cinco notas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, além da média da redação. Para se obter o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas utiliza-se da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O objetivo dessa metodologia é medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. Mas, no caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem antigo, da forma tradicional.