fbpx

Como estudar para o Enem: Guia de estudos do Enem 2015

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 já foram encerradas. Até a realização das provas que acontecem nos dias 24 e 25 de outubro há um longo caminho de dedicação e foco nos estudos. Esse é o traçado da estudante Ana Carolina Gomes, de 16 anos.

Ela conta que estudar para o Enem não é uma tarefa fácil e a falta de orientação é o que mais gera ansiedade. “Não sabemos se estamos estudando da maneira correta. A única coisa que tenho certeza é de que apenas o cursinho não é suficiente. O problema é não conhecer a maneira correta para aproveitar o tempo e estudar de maneira adequada”, afirma.

Para ajudar Ana Carolina e os demais estudantes brasileiros, separamos várias dicas e informações de como estudar para o Enem 2015, seja sozinho, em casa, pela internet, pelo celular, e principalmente em pouco tempo. Estudar para o Enem e como estudar para o Enem são dois pontos que precisam estar em perfeita harmonia para que haja sucesso no caminho.

O que Estudar para o Enem

O que Estudar para o Enem
O que Estudar para o Enem?

O Enem é composto por quatro provas objetivas, além da redação. No dia 24 de outubro deste ano serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no dia 25 de outubro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação. Mais, eis a questão: O que estudar para o Enem 2015?

Bom, para estar preparado para realizar as provas é importante que antes de tudo os interessados conheçam as provas dos anos anteriores para verificar a maneira que as questões são expostas nas quatro provas objetivas. É preciso também saber os temas e assuntos que são discutidos nessas disciplinas. Vejamos por tópico o que é preciso dominar:

– Ciências humanas e suas tecnologias: dentro desse tópico é preciso dominar Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; Características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios e a relação do ser humano com o ambiente; Representação espacial.

– Ciências da Natureza e suas tecnologias: aqui é preciso dominar Física, Química e Biologia. Em Física os assuntos são: Conhecimentos básicos e fundamentais; O movimento, o equilíbrio e a descoberta das leis físicas; Energia, trabalho e potência; A mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos elétricos e magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação; O calor e os fenômenos térmicos. Em química é preciso dominar: Transformações químicas; Representação das transformações químicas; Materiais, suas propriedades e usos; Água; Transformações químicas e energia; Dinâmica das transformações químicas; Transformações química e equilíbrio; Compostos de Carbono; Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente; Energias Químicas no cotidiano. Por último, os assuntos abordados em Biologia são os seguintes: Moléculas, células e tecidos; Hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; Ecologia e ciências ambientais; Origem e evolução da vida; Qualidade de vida das populações humanas.

– Matemática e suas tecnologias: nesse tópico é preciso dominar Conhecimentos numéricos; Conhecimentos geométricos; Conhecimentos de estatística e probabilidade; Conhecimentos algébricos; Conhecimentos algébricos/geométricos. Em cada um dos conteúdos reveja as representações, gráficos e funções, pois a maioria das questões do Enem são direcionadas dessa forma.

– Linguagens, códigos e suas tecnologias: fique atento para os conteúdos sobre Estudos de texto – as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação; Estudo das práticas corporais – sobre a linguagem corporal como integrado social e formadora de identidade; Produção e recepção de textos artísticos – interpretações e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania; Estudo do texto literário – relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos; Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos – recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos; Estudo do texto argumentativo – seus gêneros e recursos linguísticos, argumentação, tipo, gêneros e uso em língua portuguesa; Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa – usos da língua, norma culta e variação linguística; Estudo dos gêneros digitais – tecnologia da comunicação e informação, impacto e função social.

No que se diz respeito à redação, a leitura é a grande aliada do aluno. Leia sobre tudo e todas as coisas. É importante ficar atento a todos os acontecimentos da sua região, do Brasil e do Mundo. Pois, o tema da redação é sempre voltado para temas e acontecimentos da atualidade, que repercutiram, geraram polêmica e divergiram opiniões. Portanto, leia jornais, revistas, assista telejornais e busque informações também nos sites de notícias. A redação do Enem 2015 como nos outros anos é dissertativa- argumentativa, o que possibilita ao aluno defender diferentes pontos de vista sobre o assunto. Mas, para que isso seja possível é preciso dominar o tema que está escrevendo. Eis a importância de ficar atento aos acontecimentos nacionais e internacionais.

Como Estudar para o Enem 2015

Conheça as melhores maneiras de estudar para o Enem
Conheça as melhores maneiras de estudar para o Enem

Bom, agora que você já sabe O que Estudar para o Enem 2015 em todos os assuntos que serão abordados na prova, iremos ensinar as diversas maneiras e Como Estudar para o Enem 2015. Não existe apenas uma fórmula ou maneira de Estudar para o Enem 2015, por isso vamos mostrar cada uma delas em tópicos para ficar mais fácil a compreensão e assim você tirar o melhor proveito. Veja também o que fazer para estudar para o Enem.

– Como Estudar para o Enem Sozinho: sim, você pode estudar para o Enem sozinho. Mas, para isso é preciso ter maior dedicação e disciplina. Estudar para o Enem 2015 sozinho traz a vantagem de se sentir menos pressionado para realizar a prova, economizar e o aluno encontra nessa metodologia mais tempo para o estudo individual, ocupando o mesmo com as suas verdadeiras necessidades e dificuldades.

Para estudar para o Enem sozinho você precisa em primeiro lugar organizar o seu tempo, fazer um cronograma com tudo que precisa ser estudado nos dias e horários que isso será feito. É importante seguir a risca o cronograma e não pular nenhuma etapa. Faça simulados de provas anteriores e assim você poderá verificar quais os temas que já domina e quais os que precisa mais tempo de dedicação.

– Como Estudar para o Enem Em Casa: você também pode aproveitar para Estudar para o Enem em Casa, ocupando o tempo que tem disponível para tirar dúvidas e melhorar o seu conhecimento sobre vários assuntos que ainda não domina. Em casa, o aluno poderá tirar proveito de tudo que foi ensinado no colégio e revisar suas dúvidas.

Estudar para o Enem em casa requer mais atenção e também disciplina do aluno, pois ele mesmo que irá cobrar os resultados e o conhecimento necessário para garantir aprovação no Enem 2015. Portanto, aproveita todas as apostilas e materiais virtuais que existem disponíveis para estudar para o Enem 2015.

 – Como Estudar para o Enem na Internet: a internet também é uma grande aliada de quem deseja estudar para o Enem 2015. Você poderá estudar pela internet através de vídeo-aulas disponíveis, apostilas e até mesmo simulados online. Vários sites disponibilizam ferramentas para que isso seja possível, confira alguns:  Plantão Enem (www.plantaodoenem.com.br); Guia do Enem (www.guiadoenem.abril.com.br); Kuadro (www.kuadro.querobolsa.com.br); Aula Livre (www.aulalivre.net); Me salva (www.mesalva.com); dentre outros. Como Estudar para o Enem na Internet não é uma tarefa difícil, você só não pode se distrair com as redes sociais. Por isso, aproveita todas as ferramentas que os sites disponibilizam e trace o cronograma para ser seguido.

– Como Estudar para o Enem pelo Celular: em tempos modernos como os atuais não é preciso estar apenas em uma biblioteca ou dentro de um quatro para poder Estudar para o Enem 2015. É possível, através de aplicativos desenvolvidos e práticos, Estudar para o Enem 2015 pelo celular. Quer saber como? Confira os aplicativos que podem mudar a sua vida.

1: Gabaritar: esse aplicativo dispõe de da facilidade elaborar um planejamento e acompanhar o progresso. Basta instalá-lo no celular e marcar quantas horas serão gastas por dia e em quais disciplinas o tempo será focado. O aplicativo ajudará a cumprir a risca cada um dos objetivos traçados.

2: Enem: Quase lá! Esse aplicativo traz várias questões de provas anteriores e assim que responde-las o aluno também encontra a justificativa e o passo a passo para a resposta. O que torna uma maneira fácil e divertida de aprender.

3: Manual da Redação: esse aplicativo é indicado para aqueles que desejam melhorar a redação e aperfeiçoar o conhecimento já adquirido. O aplicativo dispõe de um guia de cada gênero de redação e dicas de como desenvolvê-los.

4: Pérolas do Enem: o último aplicativo que pode ajudar o aluno a Estudar para o Enem 2015 pelo celular, é divertido e traz os principais erros cometidos nas provas anteriores. É uma espécie de o que fazer e o que não fazer na hora da prova.

Agora que você já conhece alguns aplicativos para estudar para o Enem 2015 pelo celular, baixe-os em seu aparelho e aprenda se divertindo. Você pode ainda passar o tempo livre resolvendo essas questões no celular. Nessa luta por notas boas, vale tudo e quanto mais você for esperto e aproveitar as oportunidades, mais se sairá bem.

Como Estudar para o Enem Em Pouco Tempo

Como estudar para o Enem faltando pouco tempo?
Como estudar para o Enem faltando pouco tempo?

Muitos são aqueles que não dispõe de muito tempo para estudar para o Enem 2015, mas conseguir aprovação Estudando para o Enem Em Pouco Tempo é possível, e muitas são as experiências de que isso é possível. Para tanto é necessário que o aluno siga alguns passos que otimizarão a caminhada.

Primeiro planeje as horas de estudo, mote um cronograma de disciplina para utilizar melhor o tempo de dedicação. Segundo, estabeleça metas sobre o que estudar e até quando encerrará o programa de estudos para determinado conteúdo. Para quem não tem muito tempo, um grande aliado são os cursos online que são eficientes, principalmente se foram acompanhados de comentários extras. Por último, revise todo o conteúdo estudado através das anotações e resumos que você fará ao longo da trajetória. Mas essa revisão deve ser planejada junto com o cronograma inicial.

– Como estudar para o enem faltando 2 meses: faltando dois meses para a aplicação da prova do Enem, o aluno ainda poderá estudar para a realização da mesma. A primeira dica é conhecer a prova, saber as disciplinas que caem e como a mesma é elaborada. Portanto, faça e refaça as provas dos anos anteriores. Nessa etapa do campeonato, a prática é a grande aliado do estudante que deve migrar suas atenções para a interpretação de texto, fichamentos das matérias e voltar as leituras para jornais e revistas, além dos sites de informações para assim rever os assuntos discutidos do momento e tomar conhecimento sobre cada um.

– Como estudar para o enem faltando 1 mês: quando faltar um mês para a realização das provas do Enem 2015, o aluno deverá buscar informações sobre todos os assuntos nacionais e mundiais que foram discutidos ao longo do ano e em que aspectos estão relacionados. Já que a prova é elaborada em cima de assuntos atuais, busque informações sobre cada um dos tópicos e forme uma opinião sobre eles.

Este também é o momento para praticar a redação. Faça várias redações sobre assuntos diferentes, corrija e verifique os pontos que precisam de melhorias. Mesmo faltando um mês, você terá tempo suficiente para aperfeiçoar os conhecimentos naquilo que realmente precisa. Revise os conteúdos através das anotações que fez no decorrer do caminho, faça pequenos intervalos, crie mapas mentais e foque nos pontos que tem dificuldades.

O mais importante é que você mantenha a luz da motivação acessa dentro de você. Após todos esses passos e verificar Como Estudar para o Enem 2015, o que Estudar para o Enem 2015, o restante da jornada dependerá de você e da sua determinação. Planeja o seu tempo, trace um cronograma e não desista, persista até o final. Boa sorte!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...