fbpx

9 dicas de Português para o Enem 2014

Dicas de Português

Dicas-de-Português

O grande desafio na prova de Português do Enem é a interpretação, isso devido ao fato da grande exigência de que o candidato precisa ter olhos de águas e entender as entrelinhas. A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias aborda disciplinas de literatura e português. Sendo assim, veja e compreenda 9 dicas de Português para o Enem 2014 para te ajudar nesse período decisivo.

DICA 1: Leitura como principal ferramenta – para o Enem, a leitura é a principal ferramenta, por isso é importante que você leia diferentes gêneros textuais com cuidado e atenção, comprando informações e principalmente o que está nas entrelinhas. É importante que você faça inferências, percebendo a pontuação. Englobe tudo que está no texto e a importância de ser compreendido.

DICA 2: Comparação entre textos – pontos de vistas diferentes é importante para notar a  maneira de construção de cada argumento, e o mais importante, todo texto possui um assunto principais. Por isso, você precisa descobrir o assunto principal de cada texto e exercícios de buscas e análise de vários textos ajudam nessa interpretação.

DICA 3: Variação linguística – os candidatos precisam ficar atentos quanto à variação linguística. No Brasil, há uma variação linguísticas e é importante que se conheça e valorize o que é diferente nos quatro cantos. Aqui é importante conhecer as variantes linguísticas e diferenciar a língua falada da escrita.

DICA 4: Coerência e Coesão – a coesão e a coerência são elementos que participam da construção textual. Portanto, estude a fundo estes elementos que ajudam na melhor compreensão de um texto e são bastantes cobrados na prova do Enem.

DICA 5: Figuras de estilo – figuras de estilo ou de linguagem são estratégias aplicadas no texto. Estude os aspectos semânticos, fonológicos e sintáticos das palavras. Além disso, estude comparação, metáfora, metonímia, sinédoque, antonomásia, perífrase, paradoxo e outras figuras de estilo.

DICA 6: Classes de palavras – estude adjetivo e locuções adjetivas; artigo; substantivo, preposição; advérbio; interjeição; numerais;  classificação dos verbos; classificações dos pronomes; conjunções subordinativas e coordenativas.

DICA 7: Sintaxe – sujeito e predicado; complementos, regência e concordância nominal e verbais; agente da passiva; adjunto adnominal e adverbial; vocativo. Ou seja, aqui é preciso estudar os termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.

DICA 8: Denotação e Conotação – fique atento aos conceitos, pois são cobrados no Enem e confundem a maioria dos alunos. Vale ressaltar que denotação é quando a palavra apresenta sentido original e conotação é quando aparece com significado, o que tem várias interpretações.

DICA 9:  Literatura – aqui é importante o candidato relacione os movimentos literárias com os autores e suas obras. Devido ao fato da maioria das questões apresentarem obras de movimentos, por isso pesquise e estude cada um deles.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...