9 dicas de Português para o Enem 2014

36

Dicas de Português

Dicas-de-Português

O grande desafio na prova de Português do Enem é a interpretação, isso devido ao fato da grande exigência de que o candidato precisa ter olhos de águas e entender as entrelinhas. A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias aborda disciplinas de literatura e português. Sendo assim, veja e compreenda 9 dicas de Português para o Enem 2014 para te ajudar nesse período decisivo.

DICA 1: Leitura como principal ferramenta – para o Enem, a leitura é a principal ferramenta, por isso é importante que você leia diferentes gêneros textuais com cuidado e atenção, comprando informações e principalmente o que está nas entrelinhas. É importante que você faça inferências, percebendo a pontuação. Englobe tudo que está no texto e a importância de ser compreendido.

DICA 2: Comparação entre textos – pontos de vistas diferentes é importante para notar a  maneira de construção de cada argumento, e o mais importante, todo texto possui um assunto principais. Por isso, você precisa descobrir o assunto principal de cada texto e exercícios de buscas e análise de vários textos ajudam nessa interpretação.

DICA 3: Variação linguística – os candidatos precisam ficar atentos quanto à variação linguística. No Brasil, há uma variação linguísticas e é importante que se conheça e valorize o que é diferente nos quatro cantos. Aqui é importante conhecer as variantes linguísticas e diferenciar a língua falada da escrita.

DICA 4: Coerência e Coesão – a coesão e a coerência são elementos que participam da construção textual. Portanto, estude a fundo estes elementos que ajudam na melhor compreensão de um texto e são bastantes cobrados na prova do Enem.

DICA 5: Figuras de estilo – figuras de estilo ou de linguagem são estratégias aplicadas no texto. Estude os aspectos semânticos, fonológicos e sintáticos das palavras. Além disso, estude comparação, metáfora, metonímia, sinédoque, antonomásia, perífrase, paradoxo e outras figuras de estilo.

DICA 6: Classes de palavras – estude adjetivo e locuções adjetivas; artigo; substantivo, preposição; advérbio; interjeição; numerais;  classificação dos verbos; classificações dos pronomes; conjunções subordinativas e coordenativas.

DICA 7: Sintaxe – sujeito e predicado; complementos, regência e concordância nominal e verbais; agente da passiva; adjunto adnominal e adverbial; vocativo. Ou seja, aqui é preciso estudar os termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.

DICA 8: Denotação e Conotação – fique atento aos conceitos, pois são cobrados no Enem e confundem a maioria dos alunos. Vale ressaltar que denotação é quando a palavra apresenta sentido original e conotação é quando aparece com significado, o que tem várias interpretações.

DICA 9:  Literatura – aqui é importante o candidato relacione os movimentos literárias com os autores e suas obras. Devido ao fato da maioria das questões apresentarem obras de movimentos, por isso pesquise e estude cada um deles.