9 dicas de História para o Enem 2014

39

Dicas de História

Dicas-de-História

O fundamental em História para o Enem engloba uma ótima leitura para dominar a disciplina e realizar interpretação eficiente dos textos apresentados. As questões sempre aliam os conteúdos aplicados durante o ensino médio, por isso confira 9 dicas sensacionais para te auxiliar a conseguir um bom resultado.

DICA 1: Direito do voto – o direito ao voto é um dos assuntos ainda repercutidos e que se destacam nas questões de provas, como o Enem. Por isso, estude conteúdos que se relacionam com o tema, como Revolução Francesa, Coronelismo, Brasil Republicano e Diretas Já.

DICA 2: Desenvolvimento do Capitalismo – exploram seus conhecimentos sobre Classes Sociais; Era Vargas; Comunismo; Liberalismo; Anarquismo; Socialismo e Revolução Russa. Além de estudar estes tópicos, tente relacioná-los com o cotidiano.

DICA 3: Transição Feudal – Capitalista – volte a tenção para o Expansionismo Marítimo Europeu; Absolutismo; Mercantilismo; Renascimento e Movimentos Religiosos. Estude também a crise do Sistema Feudal através das Crises do Século XIV; Formação dos Estados Nacionais Modernos; Gênese e Características do Sistema Feudal.

DICA 4: Sistema Colonial – Sistema Colonial nas Américas Espanhola e Inglesa e no Brasil, e a crise do Sistema Colonial. Para isso, aborde temas sobre características do sistema na América Espanhola e Inglesa, e no Brasil; Período Pré-Colonial; Economia Colonial; Política Colonial; Sociedade e Cultura Coloniais. No que se diz respeito a Crise do Sistema Colonial, reveja a Revolução Americana; Movimentos brasileiros de contestação; Período Joanino e A Independência.

DICA 5: Brasil de  1889 a 1930 – Fatos que marcaram a Política; A crise da Monarquia e as Origens da República; Instabilidade inicial da República; Movimentos Operários; Economia e a Revolução de 1930.

DICA 6: Ordem Imperial do Brasil – estude a Ordem Imperial Brasileira estudando o Primeiro Império (1822 a 1831); Regências (1831 a 1840) e Segundo Império (1840 a 1889).

DICA 7: Século XX: Críticas, contradições e crises do capitalismo. Foque na primeira Guerra Mundial; o mundo de entre-guerras e a Segunda Guerra Mundial; Pós Guerra e relação com as grandes questões da atualidade e a República Oligárquica.

DICA 8: República Nova – é importante abordar Democracia, Populismo e Militarismo; Brasil de 1930 aos dias atuais; República Populista e dos Militares; Nova República; Brasil de 1964 a 1985 e de 1985 aos dias atuais; América Latina no século XX e Evolução econômica e Política da América Latina.

DICA 9: Atualidade – dois acontecimentos podem aparecer na prova devido a ampla relação com outros temas. O primeiro é a instalação da Comissão da Verdade, que deve ser estudado de acordo com a Ditadura Militar e Democratização. O segundo destaque é a eleição do Papa Francisco, que está relacionado à história da Igreja Católica, Cruzadas, inquisição, interferência no Estado e reformas religiosas.