9 dicas de Física para o Enem 2014

38

Dicas de Física

Envolvendo vários conceitos e fórmulas, a física merece destaque quando se trata no Enem. Não é necessário decorar fórmulas, porém o estudante deve interpretar os enunciados, gráficos e tabelas. Por isso, separamos algumas dicas que mostram a maneira de estudar física e se preparar para a prova.Dicas-de-Física

DICA 1: Relacione conteúdo com o cotidiano – para se sair bem na prova de física é necessário que o candidato relacione o conteúdo com os temas da atualidade. Pois, o Enem foca nos conteúdos da física aplicados ao dia a dia.

DICA 2:  Conhecimentos básicos – gráficos e vetores; conceito de grandezas vetoriais e escalares; noções de ordem de grandeza; sistema internacional de unidades; interpretação da física no mundo; mensurações e observações.

DICA 3: Mecânica e funcionamento do Universo – Leis de Kepler; Lei da Gravitação Universal; força e peso; origem do universo e evoluções; aceleração gravitacional; movimentos de corpos celestes; marés e variações climáticas e a influencia no Planeta Terra.

DICA 4: Fenômenos magnéticos e elétricos – Imãs permanentes; circuitos elétricos simples; Efeito Joule; símbolos convencionais; linhas de campo; carga e corrente elétrica; Lei de Ohm; resistência elétrica e resistividade; representação gráfica de circuitos; potência e consumo de energia; circuitos e dispositivos elétricos; poder das pontas; blindagem e capacitores; e campo magnético.

DICA 5: Potência, energia e trabalho – estude o conceito de trabalho, potência e energia; conceituação de energia cinética e energia potencial; trabalho da força gravitacional e energia potencial; forças conservativas; conservação de energia mecânica; e dissipação de energia.

DICA 6: Calor e fenômenos térmicos – transferência de calor e equilíbrio térmico; conceitos de calor e temperatura; capacidade calorifica e calor especifico; dilatação térmica e condução do calor; mudanças de estado físico; Leis da Termodinâmica; fenômenos térmicos de uso cotidiano; relacionar o ciclo da água com os fenômenos climáticos; máquinas térmicas e gases ideais.

DICA 7: Radiação, ondas, óptica e oscilações – foque os estudos para relação entre frequência, comprimento de onda e velocidade; feixes e frentes de ondas; instrumentos ópticos simples; fenômenos ondulatórios; reflexão e refração; óptica geométrica, lentes e espelhos; ondas em meios de propagação.

DICA 8: Descoberta de leis físicas – aceleração, velocidade, tempo e espeço; interpretações e descrição do movimento; Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin; Leis de Newton; teorema do impulso; Força de atrito,  força normal de contato e tração e força peso; sistemas de referência inerciais e não inerciais e relação entre força e movimento.

DICA 9: Demais assuntos – aborde também movimento linear;  variação e força da quantidade de movimento; centro de massa e ponto material; momento de uma força; conceituação de forças internas e externas, e força centrípeta; hidrostática e pressão hidrostática.