fbpx

9 dicas de Física para o Enem 2014

Dicas de Física

Envolvendo vários conceitos e fórmulas, a física merece destaque quando se trata no Enem. Não é necessário decorar fórmulas, porém o estudante deve interpretar os enunciados, gráficos e tabelas. Por isso, separamos algumas dicas que mostram a maneira de estudar física e se preparar para a prova.Dicas-de-Física

DICA 1: Relacione conteúdo com o cotidiano – para se sair bem na prova de física é necessário que o candidato relacione o conteúdo com os temas da atualidade. Pois, o Enem foca nos conteúdos da física aplicados ao dia a dia.

DICA 2:  Conhecimentos básicos – gráficos e vetores; conceito de grandezas vetoriais e escalares; noções de ordem de grandeza; sistema internacional de unidades; interpretação da física no mundo; mensurações e observações.

DICA 3: Mecânica e funcionamento do Universo – Leis de Kepler; Lei da Gravitação Universal; força e peso; origem do universo e evoluções; aceleração gravitacional; movimentos de corpos celestes; marés e variações climáticas e a influencia no Planeta Terra.

DICA 4: Fenômenos magnéticos e elétricos – Imãs permanentes; circuitos elétricos simples; Efeito Joule; símbolos convencionais; linhas de campo; carga e corrente elétrica; Lei de Ohm; resistência elétrica e resistividade; representação gráfica de circuitos; potência e consumo de energia; circuitos e dispositivos elétricos; poder das pontas; blindagem e capacitores; e campo magnético.

DICA 5: Potência, energia e trabalho – estude o conceito de trabalho, potência e energia; conceituação de energia cinética e energia potencial; trabalho da força gravitacional e energia potencial; forças conservativas; conservação de energia mecânica; e dissipação de energia.

DICA 6: Calor e fenômenos térmicos – transferência de calor e equilíbrio térmico; conceitos de calor e temperatura; capacidade calorifica e calor especifico; dilatação térmica e condução do calor; mudanças de estado físico; Leis da Termodinâmica; fenômenos térmicos de uso cotidiano; relacionar o ciclo da água com os fenômenos climáticos; máquinas térmicas e gases ideais.

DICA 7: Radiação, ondas, óptica e oscilações – foque os estudos para relação entre frequência, comprimento de onda e velocidade; feixes e frentes de ondas; instrumentos ópticos simples; fenômenos ondulatórios; reflexão e refração; óptica geométrica, lentes e espelhos; ondas em meios de propagação.

DICA 8: Descoberta de leis físicas – aceleração, velocidade, tempo e espeço; interpretações e descrição do movimento; Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin; Leis de Newton; teorema do impulso; Força de atrito,  força normal de contato e tração e força peso; sistemas de referência inerciais e não inerciais e relação entre força e movimento.

DICA 9: Demais assuntos – aborde também movimento linear;  variação e força da quantidade de movimento; centro de massa e ponto material; momento de uma força; conceituação de forças internas e externas, e força centrípeta; hidrostática e pressão hidrostática.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...